Uma nova pesquisa Quaest realizada no Estado de Minas Gerais revela um Lula bem na foto ao atravessar a marca dos 100 primeiros dias de governo. Entre os mineiros, o presidente ostenta uma aprovação animadora: 52%.
Para o cientista político Felipe Nunes, “os resultados são bons, especialmente, quando comparamos com o resultado das urnas”.
É que Lula conseguiu o voto de 38% (aproximadamente 16 milhões) do total de eleitores mineiros. Agora, passado esse período, o governo petista tem 14 pontos percentuais a mais de aprovação do que teve nas urnas.
“O mais importante é que Lula conquistou até aqui a confiança de 27% dos eleitores que votaram em Bolsonaro no ano passado e 43% de aprovação de quem não votou ou votou branco/nulo, embora tenha perdido 17% dos eleitores que votaram nele”, explica o cientista político.
Tradicionalmente, todo candidato que venceu as eleições presidenciais também saiu vitorioso em Minas Gerais. O estado é o segundo maior colégio eleitoral do país, e sempre determinante na disputa. Daí a certeza de que o petista pode estar no caminho certo após esses primeiros meses à frente da gestão federal.