Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Os duros recados de Carmén Lúcia a Jair Bolsonaro e filhos

... e a exaltação a Alexandre de Moraes

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 13h35 - Publicado em 4 jun 2024, 13h26

Cármen Lúcia assumiu o Tribunal Superior Eleitoral pela segunda vez em sua vida enviando recados para a extrema-direita brasileira comandada por Jair Bolsonaro e seus filhos.

Não houve meias palavras.

Após elogiar efusivamente Alexandre de Moraes, descrevendo-o como determinante para realização de eleições presidenciais “seguras, sérias e transparentes”, Cármen Lúcia começou a falar dos “antidemocratas”.

“A atuação deste grande ministro Alexandre de Moraes foi determinante para a realização de eleições seguras, sérias e transparentes no momento de grande perturbação provocada pela ação de antidemocratas, que buscaram quebrantar os pilares das conquistas republicanas dos últimos 40 anos”, disse ela lendo o quarto paragrafo do seu discurso.

A magistrada não parou por aí – seja na exaltação de Alexandre de Moraes, seja nos recados ao papel da extrema-direita nos últimos anos no país.

Continua após a publicidade

Sobre o colega de toga afirmou que seu nome ficará para sempre na história por sua atuação “firme e rigorosa” contra as fake news e em favor da preservação da democracia brasileira. Depois, voltou à carga novamente contra o bolsonarismo.

“O que distingue esse momento da história de todos os outros é o ódio e a violência, agora utilizados como instrumentos por antidemocratas para garrotear as liberdades, contaminar escolhas e aproveitar-se do medo como vírus a adoecer, pela desconfiança, as relações de cidadãs e cidadãos”, disse Cármen Lúcia.

A ministra não poupou os principais aliados da extrema-direita no mundo: os donos das big techs, muitos deles atuando em prol do ideário do grupo político.

Continua após a publicidade

“Um dos desafios contemporâneos, e que ocupa parte da ação da Justiça em geral e da Justiça Eleitoral no Brasil especificamente, para que não prospere, a mentira espalhada pelo poderoso ecossistema digital das plataformas é um desaforo tirânico à integridade das democracias”, afirmou Cármen Lúcia primeiramente, antes de fazer a crítica final.

“É um instrumento de covardes e de egoístas. Por essas mentiras, se busca contaminar a dignidade civilizatória conquistada até o presente pela garantia dos direitos humanos”.

Cármen Lúcia definitivamente não aceitará a pecha de que não soube fazer o enfrentamento contra as narrativas falsas, o que levou alguns de seus colegas magistrados a desabafarem com a coluna nesta segunda, 3.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.