Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O primeiro golaço internacional de Lula como presidente eleito

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 14 nov 2022, 08h15

Lula não perdeu tempo como presidente eleito.

A busca por reconstruir a imagem do país no exterior após os anos-párias de Jair Bolsonaro ganhou um importante capítulo.

Lula vai oferecer o solo brasileiro para ser o estuário da COP-30, que poderá desembocar por aqui em 2025, se tudo der certo (e parece que vai, já que a comunidade internacional está exultante com a participação do governo eleito na COP-27).

Mas o que o retorno da conferência do clima ao Brasil significa na prática? Que o petista está sinalizando à comunidade internacional algo importantíssimo.

Lula está se comprometendo ainda mais com as questões ambientais, já que estará no terceiro ano de seu mandato e terá que mostrar serviço de 2023 até lá para não transformar uma agenda positiva em uma muito negativa.

Continua após a publicidade

É a prova de que as promessas de campanha de combater firmemente o desmatamento – incluindo os compromissos que renderam o apoio de Marina Silva – são reais e verdadeiras.

Para além disso, busca recuperar o protagonismo no tema Meio Ambiente, em relação ao qual o país foi se autoexcluindo com Bolsonaro, Ricardo Salles e o aumento da destruição na Amazônia.

Não se esqueçam de que o bolsonarismo não aceitou sediar a COP-25, em 2019, por recomendação do próprio presidente, que acabou sendo realizada em Madri.

Continua após a publicidade

Antes, contudo, o Chile tentou – mesmo em um governo conservador e de direita – assumir o posto do Brasil. Só não conseguiu porque foi no ano de atos que pediam a mudança na constituição e que impediram a realização de eventos internacionais.

É o Brasil de Lula voltando à liderança da América do Sul em temas importantes, que podem gerar investimentos internacionais e prestígio. Floresta em pé é bom negócio. Só a extrema-direita brasileira acredita que não.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.