Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O plano de Rodrigo Pacheco nos bastidores da CPI do MEC

Semana será decisiva para a instalação ou não da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre corrupção no Ministério da Educação

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 jul 2022, 12h39 - Publicado em 4 jul 2022, 11h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, tentará dividir a responsabilidade com os líderes dos partidos se houver a instalação da CPI do MEC no Senado.

    Segundo apurou a coluna, tem se discutido duas coisas nos bastidores da Casa: a viabilidade de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no período eleitoral e se os senadores estarão mesmo dispostos a ficar presos em Brasília durante este importante ano (em que cada voto nos estados contará).

    Ao menos 40 senadores estão envolvidos diretamente em eleições estaduais. A outra metade não assegura o número para formar a CPI do Ministério da Educação, que apuraria corrupção e tráfico de influência na pasta.

    Todas essas questões serão discutidas nesta terça-feira, 5, na reunião de líderes dos partidos com a participação de Pacheco, que não demonstrará interesse algum em evitar a Comissão do MEC.

    Continua após a publicidade

    Fato é que a única CPI com força para ir adiante é a do Ministério da Educação, porque tem fatos recentes e determinantes (prisão do ex-ministro Milton Ribeiro e a suspeita de interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal) sendo apurados.

    As outras são defendidas por quem quer desviar o foco do escândalo do MEC, como a CPI das Ongs, uma pauta totalmente bolsonarista, e a do crime organizado e narcotráfico. Se for viabilizada, será mais um tiro no pé de Bolsonaro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.