Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O número da nova pesquisa que surpreende tanto Lula quanto Bolsonaro

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 set 2022, 10h17 - Publicado em 30 ago 2022, 09h14
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro
    O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro // (//AFP)

    A manutenção dos mesmos números de Lula e de Bolsonaro na pesquisa Ipec divulgada nesta segunda, 29, ofusca o fato de que o petista e o atual presidente têm, sim, motivos para se alegrar, mas também para se preocupar com o levantamento.

    Mesmo que, no geral, a diferença entre os líderes da disputa esteja igual nos últimos 15 dias, um olhar com lupa mostra que, entre os mais pobres – o maior estrato socioeconômico de eleitores –, houve alterações importantes.

    Enquanto há 15 dias Lula tinha 60% das intenções de voto na fatia do eleitorado que ganha até um salário mínimo, hoje o petista tem 54%. Já Bolsonaro subiu de 19% para 22%, ganhando um pouco de musculatura, mas menos do que o esperado após o início do pagamento do “novo” Auxílio Brasil.

    Quando se foca nos eleitores que ganham de um a dois salários mínimos, Lula também cresceu, de 44% para 47%, dentro da margem de erro, assim como o atual presidente, que subiu de 29% para 31%.

    Continua após a publicidade

    Agora, entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos, o petista ultrapassou o líder da extrema-direita, saindo de 32% para 39%, enquanto o atual presidente caiu de 41% para 37%.

    Esse último número, por exemplo, trata de uma parte da sociedade que já começou a se beneficiar com as sucessivas quedas dos preços dos combustíveis, após as muitas trocas forçadas na Petrobras – todas impostas por Bolsonaro. Ainda assim, essas pessoas têm desejado Lula na presidência, e não a reeleição do atual mandatário.

    Essas mudanças, ainda que não tenham alterado os números totais da pesquisa – Lula mantém-se com 44% das intenções de voto e Bolsonaro, com 32% –, trazem sinalizações importantes do eleitorado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.