Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O novo embate entre Lula e Bolsonaro a uma semana da eleição municipal

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 jul 2024, 15h28 - Publicado em 1 jul 2024, 14h48

A uma semana do início da pré-campanha eleitoral, Lula e Jair Bolsonaro trocaram farpas em capitais diferentes, mas nas quais tentam manter acesa a polarização nacional através de apoio a aliados para a corrida municipal.

O atual presidente foi ao Rio de Janeiro – uma das 20 cidades em que viajou para ajudar correligionários neste ano – e usou o palanque de Eduardo Paes para soltar a seguinte frase sobre o antecessor.

“O país foi abandonado. Governar não é mentir, não é falar, é fazer. O povo mais humilde só é lembrado pelas pessoas na época da eleição. Aí todo mundo gosta de pobre e fala mal de banqueiro. Depois que ganha a eleição, começo a andar de Jet Ski”, disse Lula mirando Bolsonaro.

No mesmo domingo, 30, a 3.182 quilômetros dali, o ex-presidente inelegível gritava contra o petista-mor em um carro de som. A cidade é Belém, no Pará, onde o deputado Éder Mauro, delegado bolsonarista que acredita em “santinhos” e é testemunha do “milagre” da multiplicação de suas fazendas, quer ser eleito prefeito.

Continua após a publicidade

“Não foram vocês que me tiraram [da presidência]. Foi o sistema. Mas nós vamos vencer o sistema. Recebo carinho em todo lugar do Brasil. Apesar das perseguições e ameaças, […] prefiro estar ao lado do povo que nunca me abandonou. [Lula] é um presidente sem povo, nem o nordestino engole este cara”, afirmou Bolsonaro mirando Lula.

Os dois prometem continuar a viajar o Brasil em busca de tentar aumentar as prefeituras do PT e do PL, ou de partidos como o MDB e o PP.

O Partido dos Trabalhadores, que já teve 650 prefeituras, vem numa decrescente. Saiu de 254, em 2016, para 183, em 2020. Já o PL, que tinha 297 em 2016, subiu para 345. O Movimento Democrático Brasileiro e o Partido Progressista lideram o ranking com 784 e 685.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.