Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

O importante número da pesquisa Ipec para Lula festejar

Entenda

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 set 2022, 13h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • NOVA PAIXÃO - Lula: após criticar brasileiro de classe média, petista dará visibilidade a propostas para atrair esse eleitor -
    NOVA PAIXÃO - Lula: após criticar brasileiro de classe média, petista dará visibilidade a propostas para atrair esse eleitor  (Ricardo Stuckert/.)

    A nova pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda, 12, veio cheia de boas notícias para o ex-presidente Lula. Além de crescer na intenção de votos geral, o petista tem um motivo importante para comemorar: ele ganhou pontos importantes entre os eleitores de classe média e conseguiu se manter entre os mais pobres.

    Num intervalo de sete dias, entre a pesquisa divulgada em 5 de setembro e a desta segunda, Lula ganhou 7 pontos percentuais entre os eleitores que ganham mais de cinco salários, grupo que corresponde a 13% dos entrevistados pelo Ipec. Nessa faixa do eleitorado, o petista foi de 28% a 35% das intenções de voto enquanto Bolsonaro perdeu dois pontos e saiu de 45% para 43% dos votos.

    Entre os eleitores que ganham entre 2 e 5 salários, outra boa notícia para Lula: ele ganhou seis pontos e foi de 34% para 40% dos votos desde a última pesquisa. Enquanto isso, Bolsonaro oscilou negativamente de 40% para 38%. Essa faixa do eleitorado corresponde a 26% dos entrevistados pelo Ipec.

    No grupo de eleitores mais pobres, a boa notícia foi para o atual presidente: Bolsonaro subiu de 26% para 28% dos votos entre os que ganham de 1 a 2 salários enquanto Lula manteve seus 49%. Esses eleitores representam 28% dos entrevistados. O presidente também subiu de 21% para 24% entre os que ganham até um salário. Entre esses eleitores, Lula caiu de 56% para 55% dos votos.

    Continua após a publicidade

    Outro crescimento importante de Lula aconteceu entre os eleitores com ensino superior: ele oscilou de 36% para 40% em sete dias. Entre os evangélicos, mais um avanço importante: o petista ganhou 4 pontos e foi de 27% a 31% dos votos nesse grupo.

    A equipe de Lula tem motivos para comemorar. As estratégias do ex-presidente estão funcionando, segundo os resultados do Ipec. Tudo o que o petista precisa fazer agora é manter o que está dando certo até o dia 2 para confirmar o bom desempenho.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.