A nova rodada da Genial/Quaest no Rio de Janeiro, divulgada nesta quinta, 14, traz cinco boas notícias para Lula exatamente no berço eleitoral de seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro.
Como esta coluna mostrou, a pesquisa deu um banho de água fria em Bolsonaro ao apresentar o crescimento de Lula na intenção de votos. Antes empatados com 35%, agora o petista tem 39% dos votos, contra 34% do atual presidente.
Para explicar esse crescimento importante, a coluna apurou cinco boas notícias para o ex-presidente.
A primeira é que Lula ganha de Bolsonaro entre as mulheres com folga e agora empata entre os homens. Em relação às eleitoras, o petista tem 41% dos votos, contra 28% do adversário. Entre os homens, Lula tem 38% dos votos e Bolsonaro tem 41%. Em maio, essa distância em relação ao voto masculino era maior e o atual presidente tinha mais vantagem.
A segunda boa notícia é que o ex-presidente tem uma boa vantagem entre os eleitores mais novos, com idade entre 16 e 24 anos, e entre os mais velhos com mais de 60 anos.
Entre os mais jovens, Lula tem 49% das intenções de voto, contra 27% de Bolsonaro. Entre os mais velhos, o petista tem 40% dos votos e seu adversário tem 30%. Nas demais faixas etárias, os dois estão em empate técnico.
A terceira boa notícia é que Lula aumentou sua vantagem sobre Bolsonaro na capital. Na rodada de julho, Lula tem 44% dos votos e Bolsonaro tem 27%, distância de 17 pontos. Em maio, Lula tinha 36% dos votos na capital, contra 30% do principal adversário, distância de 6 pontos.
A quarta boa notícia é que 16% dos eleitores que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2018 agora afirmam que votarão em Lula. No cenário, o petista mostra seu potencial para puxar votos do adversário apesar da polarização entre os dois.
Nesse ponto da pesquisa, há um ponto de atenção para Lula: enquanto 82% dos eleitores que votaram em Fernando Haddad no segundo turno em 2018 afirmam que vão votar no ex-presidente neste ano, 7% indicam que votariam em Ciro Gomes em um segundo turno.
A quinta boa notícia vem de um dos segmentos religiosos mais importantes do país. Entre os católicos, Lula conseguiu ganhar pontos e mantém boa vantagem: tem 44% dos votos, contra 28% de Bolsonaro. Em maio, o petista tinha 40% dos votos, contra 28% do adversário.
Entre os evangélicos, Bolsonaro é quem tem uma boa notícia: Lula caiu 1 ponto nas intenções de voto desses eleitores e o atual presidente ganhou 1 ponto. Em maio, o petista tinha 25% dos votos e Bolsonaro tinha 50%, distância de 25 pontos. Agora, o atual presidente aparece com 51% dos votos, contra 24% de Lula, distância de 27 pontos.
Todas essas boas notícias explicam o desempenho de Lula na nova rodada e como o petista conseguiu sair de um empate técnico para uma boa vantagem entre os cariocas.