Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Ministro Noronha assumirá caso sobre colunista da Folha

Magistrado será o relator quando for julgado o mérito. Também participará de julgamentos de recursos no âmbito da Lava Jato e da rachadinha

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 ago 2020, 09h55 - Publicado em 26 ago 2020, 08h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), magistrado que suspendeu o inquérito aberto a pedido do ministro da Justiça, André Mendonça, contra o colunista Hélio Schwartsman, da Folha de S.Paulo, assume a vice-presidência da corte na próxima quinta-feira, 27.

    Com a dança das cadeiras na corte, João Otávio de Noronha, que deixa presidência do STJ no mesmo dia, assumirá todos os processos de Mussi, inclusive este que pede o fim da investigação contra Schwartsman. Como a decisão de suspender a investigação, baseada na Lei de Segurança Nacional, foi em caráter liminar, ela tem caráter precário, provisório, valendo apenas até o julgamento. E o mérito do caso será julgado com Noronha como relator.

    Candidato a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), Noronha foi o responsável por dar a primeira decisão que permitiu prisão domiciliar para Fabrício Queiroz, ex-faz-tudo da família Bolsonaro, e de sua mulher, Márcia de Aguiar. O magistrado é considerado alinhado com o governo e já recebeu afagos do presidente Jair Bolsonaro.

    Como novo integrante da Quinta Turma, Noronha julgará recursos e habeas corpus no âmbito da Operação Lava Jato e do caso da rachadinha, que envolve o filho do Zero Um Flávio Bolsonaro, influenciando esses casos. Ao Painel, da Folha, ele afirmou que voltaria a conceder o benefício a Queiroz. “Quantos estão sendo investigados por rachadinha? E só um está preso?”.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.