Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Fala de Barroso sobre Bolsonaro provoca constrangimento nos bastidores

Entenda 

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 fev 2022, 17h52 - Publicado em 14 fev 2022, 10h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ministro Luís Roberto Barroso
    O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do STF Luís Roberto Barroso // (Marcos Corrêa/PR)

    As declarações do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, sobre Jair Bolsonaro continuam a repercutir nos três poderes, em Brasília, nesta segunda, 14.

    A avaliação é a seguinte: não é todo dia que um ministro do TSE ou do Supremo fala assim de um presidente da República – de forma elegante, claro, mas afirmando que ele tem dificuldade de aprendizado.

    “Tudo isso eu acho que mais revela limitações cognitivas e baixa civilidade do que propriamente um risco real”, afirmou Barroso ao listar atos de Jair Bolsonaro contra a democracia brasileira.

    O magistrado falava do “comício do presidente na porta do quartel-general do Exército, tanques na Praça dos Três Poderes, a minguada manifestação do 7 de setembro com discursos golpistas”.

    Após as declarações, a coluna foi procurada por um integrante do governo e dois ministros de cortes superiores. Curiosamente, as três autoridades perguntavam: “Barroso chamou Bolsonaro de burro? É isso?”

    Continua após a publicidade

    “Limitações cognitivas” ocorrem, segundo especialistas, “quando uma pessoa tem dificuldades no processamento de informações, incluindo tarefas mentais como atenção, raciocínio e memória”.

    (Isso, inclusive, é passível de tratamento. Jovens diagnosticados com algumas síndromes tem melhorado sua capacidade de aprendizado)

    Enfim… voltando: de fato, Bolsonaro tem dificuldade de entender que a democracia brasileira não lhe dá espaço para atacar instituições como o judiciário. E volta e meia ele faz isso, mesmo que para isso dê um tiro no pé.

    As crises institucionais listadas por Barroso impactaram diretamente, por exemplo, a cotação do dólar que, por sua vez, mexeu com os preços de diversos itens, incluindo os combustíveis, derrubando a popularidade do presidente.

    Continua após a publicidade

    Na entrevista, Barroso alertou também para o fato de que Bolsonaro prepara nova investida contra o sistema eleitoral, agora usando como pretexto as perguntas feitas por um representante das Forças Armadas. É algo corriqueiro apenas, mas Bolsonaro está tratando como prova de “vulnerabilidade” como disse em sua última live.

    Enquanto as autoridades tentam decifrar a mensagem de Barroso, o ministro já nem esconde mais o que pensa. Recentemente, em entrevista à imprensa estrangeira, o ministro afirmou que Bolsonaro é o que é.

    O presidente do TSE também tratava dos arroubos do presidente da República, deixando claro que ele se revela uma pessoa de pouco conhecimento e com zero civilidade.

    Bolsonaro pode gerar confusão aqui e ali, mas colhe o que plantou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.