Declarações de Trump trouxeram pior lembrança que insiste em retornar
… ou o pior momento do século passado!

Em um único dia, o presidente eleito Donald Trump ameaçou tomar a Groenlândia e o Canal do Panamá e falou até na possibilidade de tornar o Canadá um estado americano, ou seja anexação.
O pior momento do século XX começou exatamente assim e é bom que tenhamos todos isso em mente. Os movimentos iniciais de Adolf Hitler foram exatamente a defesa de que a Alemanha precisava de um “espaço vital” e um desses passos foi a anexação da Áustria.
No momento em que o mundo está indo para um clima mais quente ele quer o país gelado, a Groenlândia, onde abaixo do gelo que derrete há minerais estratégicos. E ainda quer tomar a força um espaço pequeno mas estratégico na logística, o Canal do Panamá.
Quem não vê semelhanças entre Trump e o ditador nazista é que não está prestando atenção. Há momentos em que ele é tão parecido que chega a parecer caricato.
Tudo agora é diferente, mas em alguns aspectos é um pouco pior. E esse alerta soou na declaração de Mark Zuckerberg de suspender a mediação da Meta, integrando ao território sem lei que é a rede de Elon Musk. Esses dois juntos têm poder demais no mundo da informação que determina decisões políticas. Eles somados a um governante sem limites são um apavorante sinal de que a democracia está de novo sob ameaça extrema.
É preciso ler todos esses sinais. E ficarmos atentos às lições da história. Expansionismo geográfico de uma potência e grandes corporações sem regulações são definitivamente perigosos.