Cientista político achou impactante nova pesquisa sobre Lula
Aprovação do presidente pode estar crescendo até fora de sua base eleitoral...
O cientista político Felipe Nunes, da Quaest, comentou com a coluna a nova rodada de avaliação do governo Lula, na qual o presidente aparece com 60% de aprovação dos eleitores.
O petista surge agora com 16 pontos percentuais a mais que Jair Bolsonaro, se pegarmos o mesmo momento do governo anterior – no início do segundo semestre de 2019.
“Dado o grau de polarização social que vivemos em 2022, é muito impactante ver a aprovação do governo chegar a 60%. O governo Bolsonaro em agosto de 2019 tinha apenas 44% de aprovação. A combinação de notícias negativas para o ex-presidente e bons ventos positivos para a economia abre espaço para Lula crescer para além da sua base eleitoral”, afirmou Felipe Nunes sobre a pesquisa.
Com esses números, o atual presidente alcançou o maior índice desde o início do ano, com uma alta de 9 pontos percentuais se comparado com avaliação semelhante feita em abril.
Não é pouca coisa.
O levantamento confirma a força da economia na avaliação de um governo. A política mais aprovada é a do Bolsa Família – compreensível, já que deu mais renda para os beneficiários. A segunda é a queda da inflação – essa, em meio a forte briga do governo com o Banco Central.