Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Matheus Leitão

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog de notícias exclusivas e opinião nas áreas de política, direitos humanos e meio ambiente. Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog
Continua após publicidade

Bolsonaro promete a Biden o que já estava prometido

Presidente oferece - como se fosse novidade - meta de desmatamento que Brasil assumiu em 2015, em Paris

Por Matheus Leitão Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 abr 2021, 12h30 - Publicado em 15 abr 2021, 12h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A proposta que o presidente Jair Bolsonaro ofereceu na carta de seis páginas ao presidente Joe Biden é uma enrolação. O Brasil já se comprometeu, em 2015, no Acordo de Paris, a acabar com o desmatamento ilegal em 2030, e levar o país ao desmatamento líquido zero. Isso faz parte das compromissos brasileiros.

    Bolsonaro dá uma de desentendido e oferece o que já está no acordo, apresentando como se fosse coisa nova. Quem vê nessa oferta uma mudança de postura do governo brasileiro está enganado. A diplomacia americana relacionada ao clima é bem informada o suficiente para não se deixar enrolar.

    A meta que o vice presidente Hamilton Mourão apresentou nesta quarta-feira, 14, – a de 8.700 km2 até o fim do ano que vem – significa 16% mais do que o governo Michel Temer teve de desmate em seu último ano. E a gestão Temer elevou o desmatamento também. 

    O governo Bolsonaro aumentou o desmatamento nos primeiros dois anos, agora promete reduzir em relação ao que havia subido. O que esse compromisso de Mourão representa é mais uma enrolação, como se o país fosse bobo. Nem nós e, de novo, nem a diplomacia climática dos Estados Unidos e da Europa.

    Além de compromissos falsos, a carta para Biden tem mentiras. “Queremos ouvir as entidades do terceiro setor, indígenas e comunidades tradicionais”, diz o mesmo presidente que persegue ONGs e expõe indígenas aos mais diversos riscos, como o que esta coluna informou a respeito dos povos mais vulneráveis.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.