A nova pesquisa que é a pá de cal nos planos de Bolsonaro
Mais um instituto aponta crescimento de Lula na reta final
Depois dos números do DataFolha, que indicaram que há chances de Lula vencer as eleições no primeiro turno, foi a vez do presidente Jair Bolsonaro enfrentar os dados da nova rodada Ipespe, que aponta exatamente o mesmo movimento de crescimento do petista e de estagnação do atual presidente a 9 dias da disputa.
Segundo o levantamento do Ipespe divulgado nesta sexta, 23, Lula subiu três pontos nas intenções de voto, chegando a 46%. Bolsonaro manteve os mesmos 35% que tinha na pesquisa anterior.
O crescimento de Lula entre as mulheres apontado pelo DataFolha também aconteceu no levantamento do Ipespe: o petista ganhou quatro pontos e chegou a 50% dos votos entre as eleitoras. Bolsonaro manteve os 30% que já tinha.
Entre os mais pobres, mais uma confirmação do favoritismo de Lula: ele cresceu dois pontos e está com 53% dos votos entre quem ganha até dois salários. Bolsonaro oscilou negativamente de 29% para 27% dos votos nesse grupo.
Entre os que ganham entre dois e cinco salários, mais uma goleada de Lula, que subiu quatro pontos e chegou a 40% das intenções de voto contra 41% de Bolsonaro, que ficou estagnado.
Apesar da tentativa de Bolsonaro e de seus apoiadores de colocar em dúvida a credibilidade dos institutos, as pesquisas têm apontado para a mesma direção.
A cada hora que passa, fica mais difícil para Bolsonaro virar o jogo. É claro que, no último momento, o presidente pode conseguir uma recuperação, mas dificilmente será suficiente para mudar o cenário que está se desenhando.
Restam ainda dois debates até o primeiro turno: um, realizado pela VEJA, neste sábado, 24, e outro realizado pela Globo na quinta, 29.
Os candidatos podem participar dos eventos com emoções bem diferentes: Bolsonaro deve intensificar seu vale-tudo para tentar conquistar alguns votos e Lula deve aparecer somente em um – talvez -, mas mais confiante do que nunca de que está próximo de voltar à cadeira presidencial.