Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

O que levou ao aumento da polarização no país

Pesquisa Genial Quaest mostra que o número de pessoas que vê o Brasil mais dividido passou de 64% para 83%, em apenas quatro meses

Por Marcela Rahal Atualizado em 9 Maio 2024, 11h27 - Publicado em 11 mar 2024, 12h03

Em outubro de 2022, o nível de polarização política chegou a 90%, segundo pesquisa da Genial Quaest, feita à época com a população que vivia naquele momento mais uma eleição presidencial com o país bastante dividido. Desde então, com a chegada do presidente Lula ao Palácio do Planalto, o clima foi se arrefecendo, e caiu para 64% em outubro de 2023, um ano após o pleito.

Mas o cenário parece ter mudado após o último evento marcante para os bolsonaristas. O ato do dia 25 de fevereiro convocado por Bolsonaro e aliados. A manifestação levou uma multidão à Avenida Paulista, palco de muitos protestos na capital.

Sob o argumento de perseguição política, em meio as investigações que ligam cada vez mais o ex-presidente a uma tentativa de golpe de estado, o ex-capitão conseguiu encher uma das vias mais importantes da cidade com apoiadores indignados com a possibilidade de uma iminente prisão do líder da extrema direita.

A pesquisa, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, foi feita entre os dias 25 e 27 de fevereiro e ouviu duas mil pessoas. Ou seja, o ato não só provou o poder de mobilização do ex-presidente, como ainda pode ter contribuído para acirrar os ânimos e deixar o país ainda mais dividido.

Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, um dado da pesquisa chama atenção e indica o porquê a manifestação pode ter feito a polarização aumentar no país. Entre os eleitores de Lula, houve um aumento expressivo de quem vê o país mais dividido. Passou de 43%, em outubro, para 76%, em fevereiro. Nunes destaca que a expectativa era ver, nesse público, um país mais unido ao longo do ano passado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.