Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

O que a PF espera para concluir a investigação de acidente da Voepass

Serão feitos dois laudos relacionados ao desastre aéreo que deixou 62 mortos em Vinhedo (SP)

Por Marcela Rahal Atualizado em 15 ago 2024, 10h46 - Publicado em 14 ago 2024, 12h36

A Polícia Federal fará uma investigação junto com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos para apurar as causas da queda do avião da Voepass 2283, em Vinhedo (SP), que deixou 62 mortos. O material examinado pelo Cenipa será o mesmo, mas as conclusões e interpretações serão tomadas de forma independente. O laudo produzido pela PF pode indicar possíveis responsáveis pela tragédia.

Segundo a instituição, um desses documentos é chamado de laudo descritivo do local, que ficará pronto em cerca de 3 meses e vai apontar o contexto do acidente com fotografias, a posição da aeronave após a queda, danos externos e número de vítimas.

Outro, chamado de laudo de sinistro aeronáutico, é mais abrangente e a previsão é de que seja concluído em 1 ano. Nesse documento, serão analisados vários aspectos que podem ter contribuído para o acidente. Em linhas gerais, serão avaliadas as condições climáticas, o fator humano, a situação e revisão da autorização das aeronaves, a comunicação e a política de treinamento da empresa Voepass.

O Cenipa prometeu entregar em 30 dias o laudo com as possíveis causas do acidente aéreo. A diferença para a conclusão da PF é o detalhamento da investigação que pode acarretar em pedido de indiciamento contra possíveis responsáveis pela tragédia.

Nesta terça-feira, 13, o chefe do Centro, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, afirmou que os gravadores registraram “com sucesso” os dados de voz e de voo relacionados à aeronave. O material será essencial para o avanço das investigações.

A PF também deve ouvir o controlador de voo, o dono da companhia aérea, o gerente de manutenção, o gerente operacional (todas as pessoas direta e indiretamente ligadas à aeronave) e quem tenha participado da investigação técnica (peritos criminais federais), além de nomes que surgirem ao longo do processo de apuração sobre o desastre aéreo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.