Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Marcela Rahal

Por Marcela Rahal Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Jornalista, repórter e apresentadora. Blog de informação e análise do cenário político nacional
Continua após publicidade

Com acordo, instalação da CPI dos Planos de Saúde deve ser postergada

A Comissão, que ainda não teve pedido de abertura protocolado, perdeu força na Câmara após as operadoras se comprometerem a suspender cancelamentos

Por Marcela Rahal Atualizado em 29 Maio 2024, 19h09 - Publicado em 29 Maio 2024, 13h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na reunião de líderes dessa terça-feira, 28, na Câmara, o presidente da Casa Arthur Lira disse que seria melhor esperar o cumprimento do acordo feito com as operadoras de planos de saúde para a instalação da CPI dos Planos de Saúde.

    Em um movimento inédito, Lira negociou com representantes das empresas a suspensão do cancelamento de contratos recentes feitos de forma unilateral. A medida afetou, principalmente, idosos, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras doenças.

    No X, o parlamentar comemorou: “Uma boa notícia para os beneficiários dos planos de Saúde, em reunião realizada agora há pouco com representantes do setor, acordamos que eles suspenderão os cancelamentos recentes relacionados a algumas doenças e transtornos”.

    O acordo foi feito na iminência da abertura de uma CPI para investigar possíveis abusos e ilegalidades cometidos pelas operadoras em relação aos cancelamentos e reajustes. O autor da Comissão, no entanto, diz que o acordo não invalida a Comissão. Segundo Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), isso mostra exatamente o contrário, que existe fato determinado e justa causa, dois aspectos necessários, para a instalação da CPI.

    Continua após a publicidade

    A ideia, segundo o parlamentar, é protocolar o pedido de abertura na próxima quarta-feira, 5, com mais de 300 assinaturas que devem ser coletadas. O mínimo necessário é de 171.

    Segundo aliados de Lira, o momento é de “diálogo” com as operadoras. Há também o argumento de que existem 10 pedidos de CPI na Câmara antes desse. Ou seja, ao que tudo indica, dificilmente as investigações que seriam feitas na Comissão serão concretizadas. Pressionadas, as operadoras preferiram voltar atrás da decisão de cancelar milhares de contratos a investigação.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.