Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Superfavorito, Bruno Reis sacramenta aliança com 13 partidos em Salvador

Prefeito confirma candidatura à reeleição em situação de ampla vantagem em relação a seu principal concorrente, Geraldo Júnior

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 25 jul 2024, 15h18 - Publicado em 25 jul 2024, 14h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Bruno Reis, prefeito de Salvador, durante festejos do Dois de Julho (Redes sociais/Divulgação)

    O União Brasil realiza na tarde desta quinta-feira, 25, a convenção que vai homologar a candidatura à reeleição do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e da atual vice-prefeita, Ana Paula Matos (PDT). Com uma ampla aliança, formada por treze partidos, e em situação confortável nas pesquisas de intenção de votos, Reis é uma das apostas mais consolidadas do partido nas eleições deste ano.

    A convenção deverá ter a presença do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, e do vice-presidente nacional da legenda, ACM Neto. Ex-prefeito de Salvador por dois mandatos, Neto é o padrinho político de Reis. Além das principais lideranças do União Brasil, também marcarão presença parlamentares e representantes dos partidos que compõem a aliança.

    Além do União Brasil e do PDT, estão na coligação PP, PSDB, Cidadania, Republicanos, PL, DC, PRD, Novo, PMB, PRTB e PMN. A ampla aliança deverá dar a Reis o maior tempo de propaganda em rádio e TV no horário eleitoral.

    Liderança isolada

    Bruno Reis confirma candidatura na liderança consolidada das pesquisas de intenção de votos, em que diversos institutos apontam para a possibilidade de a eleição na capital baiana ser decidida já no primeiro turno. No levantamento mais recente, divulgado pelo Paraná Pesquisas em 16 de julho, Reis aparece com 67,6% das intenções de voto, enquanto seu principal concorrente, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), apoiado pelo PT, que governa o estado há cinco mandatos, tem 12,5%. Para levar a eleição no primeiro turno, Reis precisa ter 50% dos votos válidos mais um.

    Continua após a publicidade

    Entre os prefeitos que neste ano tentam a reeleição nas principais capitais do país, Bruno Reis é o que tem a segunda melhor situação na largada da campanha eleitoral. No Recife, o prefeito João Campos, do PSB, registra diferença ainda maior em relação aos seus principais adversários. O filho de Eduardo Campos tem 75% das intenções de votos, enquanto os cinco demais pré-candidatos, somados, chegam a 15%. O nome mais bem colocado é Daniel Coelho (Cidadania), com 8%.

    Bruno Reis também leva vantagem sobre seus adversários por ter maior grau de conhecimento entre os eleitores. Geraldo Júnior foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Salvador, mas nunca havia concorrido a cargo eletivo no Executivo até integrar, como vice, a chapa que elegeu Jerônimo Rodrigues (PT) governador da Bahia, em 2022. Caso confirme a vitória, o grupo liderado por ACM Neto completará dezesseis anos à frente da capital baiana.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.