Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Sede da COP30, Pará tem queda de 38% nos alertas de desmatamento em junho

Estado registrou menor índice desde 2019, segundo dados do Inpe, mas continua entre os que mais desmatam

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 jul 2024, 18h37 - Publicado em 8 jul 2024, 17h54

O Pará registrou 38% de redução nos alertas de desmatamento em junho de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É o menor índice desde 2019, primeiro ano da série histórica.

Em junho foram registrados 186 km² de área recoberta por alertas de desmatamento, contra 302 km² no ano passado. O valor para o mês também é 66% inferior ao registrado em 2020. No acumulado de agosto de 2023 a junho de 2024, o Pará reduziu 47% dos alertas, o que equivale a 1.246 km².

“Os investimentos estaduais em inteligência e a integração das forças de segurança têm sido fundamentais para a redução significativa dos alertas de desmatamento no Pará. Através de uma abordagem coordenada, envolvendo o uso de tecnologias avançadas de monitoramento e análise de dados, estamos conseguindo combater os ilícitos ambientais de forma mais eficaz”, afirma o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Houve redução de 46% nos quinze municípios incluídos no decreto de emergência ambiental do governo estadual, publicado em fevereiro 2023 e prorrogado pelo governador neste ano. Essas cidades concentraram 73% do desmatamento no ano passado. As maiores quedas foram registradas em Portel, São Félix do Xingu e Altamira. 

“A redução do desmatamento no Pará é consistente, fruto de um trabalho conjunto que envolve agentes ambientais e as forças de segurança com um objetivo em comum: coibir os ilícitos ambientais, desestimulando práticas que antes eram predominantes e para as quais o estado não tinha controle”, diz o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro de Almeida.

Continua após a publicidade

Apesar da melhora nos índices, o Pará ainda está entre as unidades da federação que mais destroem a floresta. O estado se prepara para receber a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em novembro de 2025, em Belém. O evento será realizado pela primeira vez na Amazônia.

Preparação para a COP

Nesta semana, o governador vai assinar uma ordem de serviço para reformar onze escolas estaduais em Belém que servirão de dormitório durante a conferência da ONU. A estimativa é que esses locais atendam pelo menos 5.000 pessoas. O investimento é de 68 milhões de reais. 

Na última semana, a Secretaria de Meio Ambiente também concedeu autorização para a Companhia Docas do Pará fazer a dragagem do porto de Belém. O governo estadual planeja atracar navios de cruzeiro no local para servirem de hospedagem durante o evento. 

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.