A pesquisa sobre o governo do Paraná divulgada nesta quinta-feira, 21, pelo instituto Real Time Big Data reforçou a vantagem do governador Ratinho Júnior (PSD) sobre Roberto Requião (PT). Em busca de sua reeleição, Ratinho tem 43% das intenções de voto, contra 16% de Requião. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Ratinho, que deve ser o nome apoiado por Jair Bolsonaro (PL) enquanto Requião é o candidato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem todos os índices da pesquisa a seu favor. Ele tem menos rejeição que o candidato petista — 22% a 38% –, tem o governo aprovado por 58% dos paranaenses e, na pesquisa espontânea, onde não são dados os nomes dos candidatos para o eleitor, ele tem o triplo dos votos de Requião: 21% a 7%.
Além disso, os índices são muito semelhantes ao da última pesquisa do instituto, divulgada em 27 de junho, quando Ratinho tinha 42% e Requião tinha 16%.
Entre os outros nomes testados para o governo, Flávio Arns (Podemos) tem 6%, Cesar Silvestri Filho (PSDB) tem 2% e Ângela Machado (PSOL) leva 1%. Solange Ferreira Bueno (PMN) e Zé Boni (Agir 36) não pontuaram. São 14% de brancos e nulos e 18% que não sabem ou não responderam.
O instituto ouviu 1.500 eleitores paranaenses entre os dias 19 e 20 de julho, e foi cadastrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-06745/2022 .