Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Quatro más notícias para Alexandre Kalil em pesquisa ao governo de Minas

Romeu Zema (Novo) lidera a corrida por 40% a 23%, segundo o instituto Real Time Big Data

Por Da Redação 15 mar 2022, 16h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), recebeu quatro más notícias na pesquisa divulgada nesta terça-feira, 15, pelo instituto Real Time Big Data sobre a eleição para o governo de Minas Gerais.

    A primeira – e mais óbvia – é que o governador do estado, Romeu Zema (Novo), lidera com folga a corrida pela reeleição: ele tem 40% das intenções de voto contra 23% de Kalil. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

    Em seguida, aparecem, bem distantes, o senador Carlos Viana (MDB), com 4%; o prefeito de Betim, Vittorio Medioli (sem partido), com 3%; e o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira (PT), com 2%. Brancos e nulos somaram 12%; e 16% dos entrevistados disseram que não sabem em quem irão votar ou não responderam.

    A outra má notícia para Kalil é que ele está distante do adversário também em um eventual segundo turno: teria 27% contra 47% de Zema. Os brancos e nulos somam 13%, mesmo percentual dos que disseram que não sabem em quem irão votar ou não responderam.

    A terceira má notícia para o prefeito é que o adversário está próximo a ele também em Belo Horizonte e no seu entorno, regiões onde teoricamente Kalil teria que abrir alguma vantagem em relação ao governador. Isso não ocorre. Kalil e Zema estão empatados dentro da margem de erro na capital (35% para o prefeito; 29% para o governador) e na região metropolitana (37% para Zema e 33% para Kalil).

    Continua após a publicidade

    Como consequência, vem a quarta má notícia. Zema abre vantagens muito grandes nas outras sete regiões do interior pesquisadas, como a Zona da Mata (50% a 18%) e o Triângulo Mineiro (45% a 17%).

    A grande esperança de Kalil para mudar o jogo passa a ser o cada vez mais certo apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que em entrevista à rádio Itatiaia na semana passada deixou bem claro que essa será a sua estratégia no estado.

    A pesquisa Real Time Big Data foi feita entre os dias 12 e 15 de março e ouviu 1.500 pessoas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.