Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Qual é a vantagem de Lula? Para institutos, ela pode ser de 3 ou 15 pontos

Nos últimos cinco levantamentos, apenas um deu aumento da distância do petista para Bolsonaro

Por Da Redação Atualizado em 14 set 2022, 16h00 - Publicado em 14 set 2022, 13h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro
    Os presidenciáveis Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) (//AFP)

    Não está fácil para o eleitor saber qual é o real cenário da disputa presidencial. Todas as pesquisas divulgadas pelos institutos na última semana trouxeram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) numericamente à frente, mas a vantagem dele para o presidente Jair Bolsonaro (PL) variou de 3,1 a quinze pontos percentuais.

    Quem deu a maior distância até agora foi o Ipec, instituto formado por ex-executivos do Ibope, que detectaram um placar de 46% a 31% para o petista em levantamento divulgado na segunda-feira, 12. O movimento, no caso, era favorável a Lula, porque há uma semana a diferença entre eles era de 13 pontos (44% a 31%) – agora chegara a 15.

    A menor diferença quem trouxe foi o Paraná Pesquisas, no dia seguinte: apenas 3,1 pontos percentuais (39,6% a 36,5%), o que caracteriza empate dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O instituto foi o único até agora a apontar empate técnico – já havia feito isso no levantamento divulgado uma semana antes.

    Acesse o agregador de pesquisas de VEJA.

    Quem ficou mais próximo do Paraná Pesquisas foi a BTG/FSB, que cravou 6 pontos de diferença em levantamento divulgado na segunda-feira (veja lista abaixo com os percentuais de cada instituto). A Genial/Quaest, publicada nesta quarta-feira, 14, fica no meio do caminho, com 8 pontos percentuais.

    Continua após a publicidade

    Paraná Pesquisas, BTG/FSB e Genial/Quaest mostram a diferença de Lula para Bolsonaro ficando menor em relação ao levantamento anterior, mesmo que dentro da margem de erro – seja com oscilações negativas do petista, seja com variações positivas do presidente.

    O Datafolha divulgado na sexta-feira, 9, fica mais perto da constatação do Ipec: aponta onze 11 de diferença para Lula (45% a 34%), também com a diferença entre os principais concorrentes encurtando (o petista ficou estável, Bolsonaro oscilou para cima).

    Ou seja, a única pesquisa que, por ora, mostrou a diferença aumentando foi o Ipec. As demais mostram um cenário de aproximação entre os dois principais rivais. Todas as sondagens foram feitas após as manifestações de 7 de Setembro, quando Bolsonaro levou milhares de apoiadores às ruas e transformou o Dia da Independência em atos de cunho eleitoral no Rio de Janeiro e em Brasília.

    Veja como está a disputa e os dados técnicos de cada levantamento:

    QUAEST

    PARANÁ PESQUISAS

    BTG/FSB

    IPEC

    DATAFOLHA

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.