É grande no mercado financeiro e no meio político a expectativa em torno da pesquisa Datafolha, que será divulgada na noite desta segunda (10) no Jornal Nacional, que começa às 20h55. O levantamento, que está sendo realizado nesta segunda-feira, vai medir o impacto do início do horário eleitoral gratuito na televisão e o ataque que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) sofreu nesta quinta-feira.
A pesquisa vai perguntar aos entrevistados se o atentado contra o presidenciável teve influência na escolha do candidato e se houve mudança de voto após o episódio.
O Datafolha vai apresentar apenas um cenário estimulado de intenção de voto, com o petista Fernando Haddad no lugar de Lula, cuja candidatura foi barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral — a influência do ex-presidente na preferência do eleitorado, porém, também será mensurada.
A primeira pesquisa eleitoral feita após o atentado contra Bolsonaro também foi divulgada nesta segunda-feira: no levantamento FSB/BTG Pactual, o presidenciável alcança 30% das intenções de voto, seguido por Ciro Gomes (PDT), isolado na vice-liderança com 12%.