Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade deve ser a ministra da Saúde de Lula

Ela comanda a fundação fluminense desde 2017 e vai assumir a pasta após uma gestão tumultuada no governo Bolsonaro

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 dez 2022, 13h41 - Publicado em 13 dez 2022, 20h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar nesta quarta-feira, 14, o nome da atual comandante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, como a próxima ministra da Saúde. O anúncio seria feito nesta terça, mas o petista optou por bater o martelo no dia seguinte. Doutora em sociologia e mestre em ciência política, Trindade tem graduação em ciências sociais e está à frente da Fiocruz desde 2017.

    Ela assumirá a pasta em meio à queda de coberturas vacinais país afora e à redução de verba orçamentária do ministério para 2023. Nísia será a sucessora de uma gestão tumultuada na pasta durante o governo Jair Bolsonaro, que teve quatro ministros na pandemia: Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich (que durou um mês no cargo), Eduardo Pazuello (que era general da ativa) e Marcelo Queiroga.

    Na instituição fluminense, Nísia criou o Observatório Covid-19, uma rede de pesquisas de dados epidemiológicos que tem como objetivo monitorar a circulação do vírus no país, além de analisar os impactos da doença por todo o Brasil. Também foi durante a sua gestão que a Fiocruz criou um novo centro hospitalar no campus de Manguinhos, além de coordenar no Brasil o ensaio clínico Solidarity, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Nísia é servidora da Fiocruz desde 1987, ano em que passou a atuar como pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), assumindo a direção da unidade de 1999 (até 2005). Nos anos seguintes, ela atuou como membro do conselho editorial da Editora Fiocruz, do comitê científico e da comissão executiva do 4º Congresso Mundial de Centros de Ciência. Participou da criação do curso de especialização em história da saúde na Amazônia, em parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazonas), e do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da COC.

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.