Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Petista condenado no mensalão defende ex-ministro do GSI no STF

General GDias pediu ao Supremo para não ser obrigado a comparecer à CPI do MST, em documento que leva assinatura de ex-presidente da Câmara

Por João Pedroso de Campos Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 14 Maio 2024, 00h02 - Publicado em 26 jul 2023, 14h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-ministro do GSI, general GDias, e o ex-deputado federal João Paulo Cunha
    O ex-ministro do GSI, general GDias, e o ex-deputado federal João Paulo Cunha (Ricardo Stuckert/PR; Marcelo Casall Jr./Agência Brasil)

    Apresentado na última segunda, 24, o pedido do ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Lula, general Marco Edson Gonçalves Dias, o GDias, ao Supremo Tribunal Federal para que ele não seja obrigado a comparecer à CPI do MST leva a assinatura de um advogado bastante conhecido no PT. Trata-se do ex-deputado federal João Paulo Cunha, que presidiu a Câmara dos Deputados entre 2003 e 2005, início do primeiro governo Lula, e acabou condenado e preso pelo escândalo do mensalão.

    Sentenciado a seis anos e quatro meses de prisão e detido entre 2014 e 2015, Cunha assina o habeas corpus preventivo em nome de GDias ao lado dos advogados André Callegari e Marília Araújo Fontenele de Carvalho. O ex-deputado foi beneficiado por um indulto natalino assinado pela então presidente Dilma Rousseff em 2015 e sua pena foi perdoada pelo STF em 2016. Nos últimos tempos, Cunha retomou o bom trânsito no PT e um retorno à política volta e meia é cogitado. Depois de ter sido preso, em 2014, o petista renunciou ao mandato de deputado.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.