O pequeno Partido Republicano Progressista (PRP), legenda que não tem nenhum deputado nem senador no Congresso Nacional, decidiu seu caminho para as eleições de 2018: é o primeiro partido a anunciar o apoio à pré-candidatura do senador Alvaro Dias à Presidência da República pelo Podemos. A decisão foi tomada durante a convenção nacional da legenda em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
O PRP frequentou as manchetes há algumas semanas, quando a direção do partido recusou uma aliança nacional com o PSL do deputado Jair Bolsonaro, que queria ter o general da reserva Augusto Heleno Pereira, que é filiado à legenda, como seu vice-presidente. Sem a anuência do PRP, Augusto Heleno ficou fora da chapa.
“Estamos contentes com a escolha de Álvaro Dias porque entendemos que neste momento ele representa o equilíbrio e a união que o Brasil precisa” disse, segundo nota divulgada em seu site oficial, o presidente do partido, Ovasco Resende. A adesão do PRP a Dias representará um acréscimo de 32 segundos diários, entre bloco e inserções, a favor do pré-candidato do Podemos.