O inédito alistamento de mulheres que começa hoje nas Forças Armadas
Exército, Marinha e Aeronáutica vão aceitar a adesão de 1.465 voluntárias; veja como será

As Forças Armadas anunciaram o início nesta quinta-feira, 2, do inédito e histórico alistamento militar voluntário feminino — as inscrições vão até o final de junho.
Esta é a primeira vez que o procedimento de alistamento voltado especificamente a mulheres acontece no Brasil. Desde a década de 1980, mulheres já podem seguir carreiras militares, mas o ingresso era feito, majoritariamente, via aprovação em concurso público.
De acordo com as Forças Armadas, serão ofertadas 1.465 vagas de alistamento a mulheres que completam 18 anos de idade em 2025, sendo: 1.010 vagas para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha.
Dependendo da cidade (veja abaixo), as candidatas poderão escolher a força que desejam integrar. Na Marinha, as mulheres serão incorporadas como marinheiros-recrutas, no Exército como soldados e na Aeronáutica como soldados de segunda-classe.
A iniciativa é uma tentativa de aumentar o efetivo, afirma o governo, que planeja que o número de vagas para mulheres no serviço militar voluntário cresça progressivamente até que atinja 20% das vagas.
O recrutamento será dividido em etapas. A seleção inclui entrevista, testes físicos e exames de saúde. A incorporação está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2026 — de 2 a 6 de março — ou no segundo semestre — de 3 a 7 de agosto. A duração do serviço militar será de doze meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.
Inscrição e cidades
Para se inscrever, as candidatas devem acessar o site https://alistamento.eb.mil.br e seguir as instruções. O alistamento também pode ser feito presencialmente nas juntas de serviço militar da Aeronáutica, Marinha ou Exército.
As Forças Armadas alertam para que as candidatas ficam atentas a possíveis golpes na internet que prometem certificados militares de forma facilitada e orienta que pagamentos para o alistamento só deverão ser feitos na página do alistamento.
As interessadas devem residir em um dos 28 municípios previstos no Plano Geral de Convocação:
Amazonas
Manaus
Bahia
Salvador*
Ceará
Fortaleza
Distrito Federal
Brasília
Goiás
Águas Lindas de Goiás
Cidade Ocidental
Formosa
Luziânia
Novo Gama
Planaltina
Santo Antônio do Descoberto
Valparaíso de Goiás
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Corumbá
Minas Gerais
Belo Horizonte
Juíz de Fora
Lagoa Santa
Pará
Belém
Pernambuco
Recife
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Canoas
Porto Alegre
Santa Maria
Santa Catarina
Florianópolis
São Paulo
Guaratinguetá
Pirassununga
São Paulo
Ladário