Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O impacto imediato do bloqueio do TikTok de Marçal pela Justiça

Monitoramento de rede social mostra queda no engajamento do candidato, que ficou atrás de adversários Tabata Amaral e Guilherme Boulos

Por Victoria Bechara Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 set 2024, 16h26 - Publicado em 16 set 2024, 17h45

A suspensão da conta original de Pablo Marçal (PRTB) na rede social TikTok prejudicou o seu desempenho na plataforma e o colocou pela primeira vez atrás de seus adversários em termos de engajamento. É o que mostra um levantamento feito pelo Observatório de Conflito na Internet e Instituto Democracia em Xeque, com apoio da Fundação Henrichh Boll, entre os dias 4 e 10 de setembro. 

O perfil de Marçal na rede social foi suspenso pelo Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP) em 24 de outubro, atendendo a um pedido do PSB, partido da candidata Tabata Amaral. A sigla acusa Marçal de abuso de poder econômico pelo suposto pagamento de apoiadores para editar e difundir cortes de vídeos do candidato nas redes sociais.

Diferentemente de outras semanas, os vídeos de Tabata e Guilherme Boulos (PSOL) tiveram maior número de visualizações que o perfil oficial de Marçal (aqui não são totalizados os perfis paralelos). Nenhum post do coach aparece entre os cinco mais vistos. Nas semanas anteriores, foi ele quem apresentou o melhor desempenho. Por outro lado, a conta secundária do candidato e os perfis criados por apoiadores para repostar “cortes” continuam gerando muitas visualizações. 

O vídeo mais assistido da semana entre os candidatos, com 1,4 milhão de visualizações no TikTok, foi o que Tabata Amaral fala de seu relacionamento com o prefeito de Recife, João Campos (PSB). Outros três vídeos entre os 100 mais populares são sobre o casal. 

Saiba quais foram os cinco vídeos mais vistos no TikTok (entre 4 e 10 de setembro):

  1. Vídeo de Tabata Amaral sobre a relação com João Campos.
  2. Direito de resposta de Tabata Amaral a Pablo Marçal, que havia divulgado que o número da candidata é o 13, do PT.
  3. Vídeo do perfil de Boulos com reações de mulheres assistindo a falas machistas de Marçal.
  4. Vídeo publicado em canal de apoiadores de Marçal, no qual ele parabeniza o ato de 7 de Setembro na Avenida Paulista, fala do suposto impedimento para que subisse no caminhão, e trata de sua viagem a El Salvador.
  5. Vídeo em que Boulos divulga resultado de pesquisa de intenção de voto para a prefeitura.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.