Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O esvaziado ato de campanha de Datena no dia em que faltou a debate

Candidato do PSDB cumpre cartilha do partido, mas fez agenda discreta na zona Leste da cidade

Por Valmar Hupsel Filho Atualizado em 19 ago 2024, 22h11 - Publicado em 19 ago 2024, 19h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No horário em que candidatos a prefeito de São Pailo participam do debate VEJA, em São Paulo, o candidato José Luiz Datena (PSDB), que foi convidado mas não compareceu ao encontro, participou de uma agenda esvaziaddísima de campanha. Na manhã desta segunda-feira, 19, o apresentador fez uma caminhada pela Avenida Jacu-Pêssego, na Zona Leste da cidade.

    Ao seu lado estavam o seu candidato a vice, o ex-senador José Aníbal (PSDB), e integrantes de sua campanha. No caminho, cumprimentou e tirou selfies com alguns poucos eleitores. O grupo, entretanto, chamou pouco a atenção de quem passava pelo local. Não havia bandeiras, cartazes e adesivos alusivos à campanha. A única referência era o carro plotado com as cores azul e amarelo do PSDB, improvisado como “comitê móvel”.

    Ao final da caminhada, Datena e Aníbal pararam em uma padaria para um café, cumprindo um rito comum entre candidatos do PSDB. Quando era do partido, o ex-governador e atual vice-presidente Geraldo Alckmin costumava encerrar suas agendas tomando um cafezinho em uma padaria. Na ocasião, aproveitava para bater papo descontraído com clientes e funcionários. Foi o que fez Datena.

    Datena
    O candidato a prefeito José Luiz Datena (PSDB) durante caminhada na Avenida Jacu-Pêssego, na Zona Leste de São Paulo (PSDB/Divulgação)
    Datena
    O candidato a prefeito José Luiz Datena (PSDB) durante caminhada na Avenida Jacu-Pêssego, na Zona Leste de São Paulo (PSDB/Divulgação)
    Datena
    O candidato a prefeito José Luiz Datena (PSDB) durante caminhada na Avenida Jacu-Pêssego, na Zona Leste de São Paulo (PSDB/Divulgação)

    A agenda foi pensada para o candidato apresentar o Programa Territórios do Emprego, proposta tucana de criação de incentivos municipais para gerar empregos nas regiões periféricas da cidade. Este foi o primeiro ato de rua de Datena desde o início efetivo da campanha, na sexta-feira passada, 16. No sábado, o apresentador esteve em Aparecida, onde participou de uma missa e pediu proteção. No domingo, não teve agenda pública.

    Continua após a publicidade

    Ausências e críticas

    As coordenações das campanhas de Datena, Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) decidiram não comparecer ao evento promovido por VEJA, em parceria com a ESPM e o escritório Bonini Guedes Advocacia, sob a justificativa de que a postura de Pablo Marçal (PRTB), com ataques que consideram de baixo nível e uso de trechos editados na internet, beneficia o candidato e não contribui para a apresentação de propostas.

    Durante o debate, Datena, Nunes e Boulos foram criticados pelos candidatos que compareceram ao encontro: Tabata Amaral (PSB), Pablo Marçal (PRTB) e Marina Helena (Novo).

    Na agenda de rua, Datena falou sobre sua ausência e disse que pretende participar de outros debates. “Sinceramente, eu comecei agora a minha carreira política, participei de um debate só e pretendo aprender a participar do debate pra passar as nossas propostas de campanha”, disse. “Mas como é que você vai passar proposta de campanha com gente saindo na porrada e o baixo nível terrível do debate? Então, isso vai ser escolhido pela campanha. E acumulou agenda, eu preferi vir aqui hoje”, afirmou.

    Continua após a publicidade

    Vai desistir?

    A ausência de Datena no debate desta segunda-feira aumentou os rumores de que o candidato pode, de novo, desistir de uma empreitada eleitoral. O apresentador tem um longo histórico de desistências em seus planos de estreia nas urnas — nunca, no entanto, ele havia chegado ao estágio de ter sido registrado como candidato na Justiça Eleitoral.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.