O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse no início da madrugada desta terça-feira, 24, que o seu marqueteiro de campanha, Duda Lima, foi vítima de uma agressão “absolutamente covarde” durante debate promovido pelo Flow com os candidatos à prefeitura.
“Ele levou um soco simplesmente do nada. Ele [Medina] deu um soco nele de uma forma agressiva, absolutamente covarde”, disse Nunes. Ele deu a declaração após acompanhar o assessor a uma delegacia de polícia da zona sul da cidade, onde a ocorrência da agressão foi registrada.
Segundo o prefeito, Duda Lima fez um curativo para segurar o sangramento, mas a delegada responsável pelo caso achou melhor ele ir para o hospital porque não estava bem, sentindo tontura. Lima não chegou a prestar depoimento.
O marqueteiro levou um soco no olho esquerdo desferido por Nahuel Medina, assessor do candidato Pablo Marçal (PRTB) já ao final do debate. A agressão ocorreu momentos depois de o coach ser expulso do encontro por desrespeitar as regras do programa com xingamentos dirigidos ao prefeito.
Veja abaixo o momento da agressão:
Entenda a confusão
De acordo com o apresentador do debate, Carlos Tramontina, Marçal foi expulso por ter injuriado e caluniado o adversário Ricardo Nunes (MDB), o que contraria as regras estabelecidas e previamente aceitas pelas assessorias das campanhas. “Ele saiu com uma atitude de provocação para os candidatos que estavam lá”, disse Tramontina. Logo que deixou o púlpito, formou-se um pequeno tumulto em torno de Marçal e Medina deu um soco no olho esquerdo do marqueteiro. A transmissão do debate foi cortada.
Nas suas redes sociais, o assessor de Marçal publicou uma foto da sua mão com arranhões e justificou o episódio. “Eu só me defendi. Instintivamente”, disse.
Durante a confusão, a imprensa foi impedida de subir ao segundo andar, onde estava localizado o estúdio do debate. Assessores presentes afirmaram que o marqueteiro se feriu e que foi dada voz de prisão ao assessor de Marçal.
‘Inteligência emocional’
Logo após o debate, Marçal falou com jornalistas e confirmou que o soco dado no marqueteiro partiu de membros da sua equipe. No entanto, ele disse que a confusão teria começado por culpa de Duda Lima — o que também foi objeto de uma publicação nas suas redes sociais.
“Começou com o marqueteiro do Nunes. Ele avançou, agrediu um integrante da minha equipe e, na reação, ele acabou desferindo um soco contra ele”, disse Marçal, acrescentando que seu assessor “perdeu a inteligência emocional”. O coach reprovou a postura de Duda Lima e disse que ele “precisa ser retirado” dos debates. Ricardo Nunes saiu do estúdio sem falar com a imprensa, assim como seu marqueteiro.