Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Marinha e PF fazem maior apreensão de droga no mar brasileiro; veja vídeo

Ação resultou na localização de 3,62 toneladas de cocaína na costa de Pernambuco

Por Da Redação Atualizado em 13 Maio 2024, 21h03 - Publicado em 19 set 2023, 20h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Agentes da Marinha do Brasil e da PF observam embarcação que seria abordada com cocaína no mar de Pernambuco
    Agentes da Marinha do Brasil e da PF observam embarcação que seria abordada com cocaína no mar de Pernambuco (Marinha do Brasil/Divulgação)

    Uma operação conjunta da Marinha do Brasil e da Polícia Federal resultou em 3,62 toneladas de cocaína apreendidas nesta terça-feira, 19, na costa de Pernambuco – foi a maior apreensão de drogas da história realizada no mar brasileiro. A ação fez parte da Operação Ágata Nordeste, um esforço conjunto das forças de segurança e de fiscalização para combater os crimes transfronteiriços e ambientais.

    Um navio-patrulha de 500 toneladas, da Marinha do Brasil, levou os agentes da PF na abordagem da embarcação “Palmares 1”, que levava cinco tripulantes e tinha como destino a África. A apreensão ocorreu a 18 milhas náuticas de Recife – cerca de 33 quilômetros. Apreendida, a “Palmares 1” foi rebocada pelo navio-patrulha para o Porto do Recife.

    [videopress WKtMRWpW]

    Segundo a Marinha, o ambiente operacional marítimo e fluvial brasileiro é amplo, com 5,7 milhões de km² de área, denominada Amazônia Azul, e 64 mil km de malha hidroviária planejada. Essa imensa área é porta de entrada e de saída para o comércio nacional e internacional, movimentando, de forma significativa, a economia brasileira, mas também é ambiente de diversas ameaças como a pesca ilegal, contrabando e o tráfico de entorpecentes.

    Cocaína apreendida pela Marinha e pela PF na embarcação Palmares 1
    Parte da cocaína apreendida pela Marinha e pela PF na embarcação Palmares 1 (Marinha do Brasil/Divulgação)

    Para proteger e monitorar as chamadas Águas Jurisdicionais Brasileiras, a Marinha desenvolveu o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz). A ferramenta integra diversos equipamentos e sistemas e está conectada às redes de órgãos como PF, Ibama, Receita Federal e Petrobras, além de empresas capazes de fomentar e compartilhar informações relevantes para a realização de operações decorrentes de inteligência marítima. De 2020 até o momento, elas resultaram na apreensão de cerca de 18 toneladas de cocaína, 4,3 toneladas de haxixe, 695 toneladas de cigarro, 113,34 toneladas de pescado, 14 toneladas de maconha e 3.146 metros cúbicos de madeira.

    O apoio da Marinha para a repressão de delitos tem se dado com apoio logístico, de inteligência, de comunicações e de instrução. A Operação Ágata Nordeste é apenas uma das diversas operações inter-agências que ocorrem durante o ano.

    A Marinha possui três navios-patrulha de 500 toneladas, pertencentes à classe “Macaé”. Por possuírem maior autonomia para longas distâncias, maior raio de ação, além de arquitetura naval desenvolvida para enfrentar as condições adversas em alto-mar, é uma embarcação adequada para a realização de missões como a Operação Ágata, quando é necessário alcançar a chamada “Fronteira Molhada” do Brasil.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.