O prefeito de Macapá, Antônio Furlan (MDB), é franco favorito a obter um novo mandato, segundo levantamento feito entre os dias 17 e 22 de maio pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quinta-feira, 23.
De acordo com a pesquisa, Furlan tem 74,3% das intenções de voto contra 5,0% de seu perseguidor mais próximo, Josiel Alcolumbre (União Brasil), que é irmão e suplente do senador Davi Alcolumbre (União-AP).
Os demais pré-candidatos não chegam a três pontos percentuais. Entre os entrevistados, 7,9% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum, enquanto 6,3% não souberam ou não responderam.
A pesquisa ouviu 800 eleitores na capital do Amapá. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Revanche
Se o duelo entre Furlan e Josiel Alcolumbre de confirmar, será uma repetição da disputa municipal de 2020, quando o atual prefeito venceu o rival com 55,7% dos votos no segundo turno.
Aprovação
Enquanto Josiel tem como principal trunfo o apoio do irmão Davi — forte candidato a presidir novamente o Senado a partir de 2025 –, Furlan tem a seu favor a alta aprovação de sua gestão.
Segundo a pesquisa, 86,3% dos eleitores de Macapá aprovam o seu governo, enquanto 11,4% a desaprovam e 2,4% não souberam ou não quiseram responder.