Esquerda convoca atos de rua para responder a manifestações golpistas
Mobilização está sendo feita por políticos como Guilherme Boulos e organizações como MST e CUT; reitoria da USP fará ato pela democracia
Lideranças políticas, universidades e outras organizações da sociedade civil estão convocando nas redes sociais manifestações nesta segunda-feira, 9, em resposta aos atos golpistas e terroristas que tomaram conta de Brasília no último domingo, 8.
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) informou em seu Twitter que em São Paulo a manifestação começará às 18h, com a concentração no vão do Masp, na Avenida Paulista, região central da cidade. “Vamos derrotar o golpismo nas ruas!”, escreveu o parlamentar.
AMANHÃ NO MASP CONTRA O GOLPISMO! pic.twitter.com/2kE1FY0uWB
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) January 9, 2023
O chamado encontrou eco nas redes de outras personalidades políticas, como a deputada Sâmia Bonfim (PSOL-SP) e o ex-deputado Alexandre Frota, além de organizações como MST, MTST, CUT, Frente Brasil Popular e Movimento Negro Unificado, chegando até ao futebol através do Coletivo Democracia Corinthiana.
Mais cedo, também em São Paulo, a reitoria da USP e a Faculdade de Direito da USP convocaram autoridades, juristas e toda a sociedade para um ato em defesa da democracia no salão nobre da faculdade, localizada no Largo de São Francisco, também no centro da cidade, a partir das 12h.
💪🏿 Mobilize-se e participe dos atos em defesa da democracia e do povo brasileiro:
🚩 SUL E SUDESTE
RJ: cinelândia – 17h
ES: Teatro da UFES – 16h
RS: Esquina Democrática – 18h
SP: MASP – 18h
MG: Praça 7 – 18h
PR: Praça Santos Andrade – 18hContinua após a publicidade— MST Oficial (@MST_Oficial) January 9, 2023
Organizadores também divulgaram horários e locais da manifestação em outras cidades pelo Brasil. Em Campinas, será a partir das 17h, no Largo do Rosário — é o mesmo horário da manifestação carioca, marcada para acontecer na Cinelândia. Em Belo Horizonte o ato será na Praça 7, enquanto em Porto Alegre será na Esquina Democrática (ambos a partir das 18h).