Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

São Paulo: cinco convergências e cinco divergências nas últimas pesquisas

Em uma semana, nove levantamentos foram divulgados com o cenário eleitoral da capital paulista

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 ago 2024, 17h22 - Publicado em 29 ago 2024, 15h09
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nos últimos sete dias, nove pesquisas de intenção de voto nas eleições de São Paulo, registradas no Tribunal Superior Eleitoral, foram divulgadas. Com diferentes metodologias, número de entrevistados e pequeníssimas variações de data na coleta de dados, os resultados divergem, mas também apresentam similaridades em algumas questões.

    Convergências

    1 – Marçal sobe nas pesquisas: O crescimento de Pablo Marçal (PRTB), acima de 5 pontos percentuais, é o dado em comum e que chama mais atenção entre os levantamentos. O candidato subiu entre 5,3 pontos percentuais e 7 pontos percentuais nas pesquisas.

    2 – Rejeição de Marçal cresce na mesma medida: Apesar de ter o maior crescimento nas intenções de voto, Marçal também vê sua rejeição subir em cerca de 5 pontos percentuais. Na pesquisa Quaest, a rejeição ao influenciador chegou a 35% – mas está atrás da de Boulos (45%) e Nunes (39%).

    3 – Crescimento de Tabata: Candidata mais contundente contra Marçal nas redes sociais, Tabata Amaral (PSB) também cresceu em todas as pesquisas. A variação do crescimento está entre 1 e 3 pontos percentuais e sua intenção de voto oscila entre 6% e 12%.

    4 – Rejeição de Tabata também aumenta: Os levantamentos também convergem em relação ao aumento da rejeição da candidata do PSB. A resistência à deputada cresceu entre 0,5 ponto percentual e 4 pontos percentuais. O instituto Quaest mostrou 31% de rejeição à candidata, ante 27% no mês anterior.

    Continua após a publicidade

    5 – Eleição vai ao segundo turno: Independente de quem estará lá, as pesquisas mostram que o segundo turno deve ocorrer em São Paulo – diferentemente de outras capitais como Rio de Janeiro e Recife, onde os atuais prefeitos despontam nas pesquisas.

    Divergências

    1 – Desempenho de Nunes: As pesquisas mostram diferentes perspectivas quanto às intenções de voto para o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Os principais institutos mostram queda, mas variam entre 1 e 4 pontos percentuais. A pesquisa da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é a única que mostra crescimento de Nunes: 0,6 ponto percentual.

    2 – Rejeição de Nunes: Outro ponto de discordância é sobre a rejeição ao candidato do MDB. Paraná Pesquisas e AtlasIntel mostram que a resistência do eleitorado ao prefeito diminuiu no último mês. Datafolha e Quaest apresentam aumento na rejeição de Nunes.

    Continua após a publicidade

    3 – Desempenho de Datena: AtlasIntel e FESPSP mostram crescimento de José Luiz Datena (PSDB) nas pesquisas. Mas, outras pesquisas apresentam uma queda brusca do tucano – a maior queda, de 7 pontos percentuais, é apresentada pela Quaest. Ao comparar todos os levantamentos dos últimos dias, o percentual de intenção de votos do apresentador varia entre 8% e 13,2%.

    4 – Percentuais de Marçal: A intenção de voto para o coach oscila entre 13% e 36,3%. Marçal aparece em primeiro lugar em dois levantamentos – do Instituto Veritá e do Instituto Futura, em parceria com a empresa 100% Cidades. No Datafolha e no Datapovo, apesar do empate técnico, está numericamente em segundo lugar. A pesquisa da Quaest divulgou exatamente o mesmo percentual para Marçal e Nunes, ambos atrás de Boulos.

    5 – Quem ganha as eleições: Outra divergência importante é sobre as perspectivas para o segundo turno. Quaest e Futura dizem que Boulos e Marçal empatam; AtlasIntel e Paraná Pesquisas dão o psolista à frente. Segundo o AtlasIntel, Nunes só perde para Tabata Amaral e Boulos só seria derrotado pelo atual prefeito.

    Continua após a publicidade

    Pesquisas divulgadas nos últimos dias:

    Quarta-feira, 21 – AtlasIntel
    Quinta-feira , 22 – Datafolha
    Sexta-feira, 23 – Paraná Pesquisas
    Sábado, 24 – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)
    Domingo, 25 – Datapovo
    Terça-feira, 27 -Instituto Veritá
    Quarta-feira, 28 – Instituto Futura e 100% Cidades e Participações
    Quarta-feira, 28 – Quaest
    Quarta-feira, 28 – Instituto Opinião (a reportagem tentou contato com o instituto, mas não obteve resposta nem acesso ao estudo registrado no TSE)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.