O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem um pouco mais de oito pontos porcentuais de distância para o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa feita pelo instituto MDA para a CNT (Confederação Nacional dos Transportes) entre os dias 4 e 7 de maio e divulgada nesta terça-feira, 10.
Segundo o levantamento, Lula tem 40,6% das intenções de voto contra 32% de Bolsonaro, uma diferença de 8,6 pontos porcentuais, o que mostra que a dianteira do petista encolheu em relação à pesquisa feita pelo mesmo instituto em fevereiro, quando ela era de 14 pontos porcentuais – 42,2% a 28%.
Na sondagem CNT/MDA divulgada nesta terça-feira, aparecem na sequência Ciro Gomes (PDT), com 7,1%; João Doria (PSDB), com 3,1% — estes dois empatados dentro da margem de erro de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos –; André Janones (Avante), com 2,5%; Simone Tebet (MDB), com 2,3%; e Luiz Felipe d’Avila (Novo), com 0,3% — todos estão empatados tecnicamente entre si e com Doria.
Entre os entrevistados, 7% afirmaram que estão indecisos e 5,1% disseram que irão votar em branco ou anular o voto. A pesquisa foi feita por meio de telefone com 2.002 entrevistados de todo o país e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-05757|2022.