Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

De olho em 2026, União Brasil anuncia Rosângela Moro como vice em Curitiba

Com a presença do marido, o senador Sergio Moro, deputada será apresentada como a companheira de chapa do deputado Ney Leprevost, também do União

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 jul 2024, 18h52 - Publicado em 29 jul 2024, 14h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A deputada federal Rosângela Moro será a candidata do União Brasil a vice-prefeita de Curitiba, na chapa “puro-sangue” encabeçada pelo deputado estadual Ney Leprevost, também do União Brasil. O anúncio ocorrerá em coletiva de imprensa, marcada para as 15h desta segunda-feira, 29, pelo senador Sergio Moro, em um hotel da capital paranaense. O ex-juiz tem movimentado o tabuleiro político para criar uma candidatura competitiva ao governo estadual, em 2026, e uma das estratégias é ter aliados nas gestões municipais das principais cidades do Paraná.

    Em entrevista às Páginas Amarelas neste mês, Sergio Moro não descartou a possibilidade de aparecer como um possível concorrente ao Palácio Iguaçu. “Pode ser que eu me apresente como candidato ao governo em 2026. O que não deixarei é o Paraná cair nas mãos do PT ou de algum aliado. Sou um adversário que eles temem por razões históricas”, disse o senador.

    A ambição do parlamentar, porém, expõe uma divisão na direita paranaense, uma vez que o atual governador, Ratinho Júnior (PSD), cumpre o segundo mandato com recorde de popularidade e apresenta, nas disputas municipais, candidatos diferentes dos preferidos de Moro. A diferença é explícita na capital, onde o PSD lançou a candidatura do vice-prefeito Eduardo Pimentel.

    Ratinho Júnior e Pimentel foram a Porto Alegre na sexta-feira passada, 26, onde se reuniram com Jair Bolsonaro e posaram para uma foto. A imagem deve ser divulgada nas redes sociais nesta segunda, uma espécie de contra-ataque ao anúncio de Rosângela Moro. O ex-chefe da Petrobras e de Itaipu, general Luna e Silva também estava presente no encontro – ele será o candidato de Bolsonaro e Ratinho à prefeitura de Foz do Iguaçu.

    Eleições em Curitiba

    Dados do Instituto Paraná Pesquisas, divulgados em julho, mostram o vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD), com 24,1% das intenções de voto, à frente em uma corrida eleitoral embolada. Luciano Ducci (PSB) é o segundo colocado (14,9%), seguido de perto por Ney Leprevost (União Brasil), com 13,6%, e pelos ex-governadores Roberto Requião (Mobiliza) e Beto Richa (PSDB), que têm 12,4% e 10,1%, respectivamente.

    Continua após a publicidade

    No domingo, 28, o ex-prefeito Luciano Ducci confirmou sua candidatura na convenção do PSB, com o PDT e a federação PT/PV/PCdoB. No 1º de agosto, o União Brasil vai aclamar Leprevost como seu candidato. As convenções de Pimentel e Requião devem ser no dia 3 e o PSDB, de Beto Richa, marcou a convenção para 5 de agosto, o último dia do prazo previsto na lei eleitoral para realizar o ato.

    Mudança de endereço

    Eleita deputada federal por São Paulo, Rosângela Moro trocou o domicílio eleitoral para o Paraná no início do ano. Na época, Sergio Moro se defendia de um recurso movido pelo PT e pelo PL, que poderia levá-lo à cassação. Nesse cenário, Rosângela apareceu como uma possível candidata à vaga de Moro no Senado. Em maio, o Tribunal Superior Eleitoral manteve, por unanimidade, o mandato de Moro. Agora, a mudança de domicílio eleitoral cumpre outro propósito nas eleições municipais.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.