Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ciro dá tapa em homem que o xingou e amplia sua longa lista de entreveros

Ex-presidenciável cometeu agressão após ser chamado de 'bandido' em Fortaleza no domingo; veja vídeo

Por Da Redação Atualizado em 9 Maio 2024, 18h49 - Publicado em 4 dez 2023, 12h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • BRASILIA, BRAZIL - JULY 29: Presidential candidate Ciro Gomes attend an annual meeting of the Brazilian scientific community at the University of Brasilia, in Brasilia, Brazil, July 29, 2022. (Photo by MATEUS BONOMI/Anadolu Agency via Getty Images)
    O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes // (./Reprodução)

    O ex-governador do Ceará e ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) agrediu um homem com um tapa no rosto, depois que este o chamou de “bandido” durante um evento musical em Fortaleza. O episódio ocorreu na noite do último domingo, 3.

    No vídeo, é possível ver o homem, ainda não identificado, se aproximando de Ciro enquanto grava com a câmera frontal do celular. Ele provoca o político dizendo: “Diz para nós como é que rouba a população sem ser preso”. O pedetista responde: “Quem deve saber isso é bandido, eu não sou, não”. Em seguida, o autor da gravação rebate: “Mas tu é bandido”. Nesse momento, Ciro dá um tapa no rosto do homem, que se afasta e diz que vai acionar a Polícia Militar. Não é possível ver a agressão explicitamente nas imagens, mas o próprio ex-presidenciável afirma no vídeo que bateu no rapaz.

    [videopress kBwxmrpM]

    Histórico de agressões

    Não é a primeira vez que Ciro Gomes se envolve em episódios dessa natureza. Em 2022, durante a feira agrícola Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), ele deu um soco em um homem após ser vaiado e bater boca com apoiadores do então presidente, Jair Bolsonaro.

    Antes disso, em 2018, ele desferiu um tapa contra o blogueiro e ex-deputado estadual Arthur do Val (União Brasil-SP), conhecido nas redes como Mamãe Falei. Na ocasião, o influenciador provocou Ciro com perguntas sobre declarações polêmicas envolvendo a prisão do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o pedetista se irritou e bateu nele.

    Continua após a publicidade

    Xingamentos e irritações

    Em diversas ocasiões, o ex-governador perdeu a paciência em público e respondeu com xingamentos e insultos. Um dos casos ocorreu em 2019, também em Fortaleza, quando ele deixou um bar, onde assistia a uma partida de futebol, após ser hostilizado por bolsonaristas. No vídeo, ele aponta para pessoas no estabelecimento e diz: “Bolsonaro é ladrão”.

    Em 2016, também na capital cearense, Ciro protagonizou um tumulto ao lado de seu irmão Cid Gomes, também ex-governador pelo PDT e ex-ministro do governo Dilma Rousseff. A confusão aconteceu durante um protesto contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil. Cercado pelos manifestantes, Cid defendeu a presidente Dilma Rousseff dos ataques ao seu governo. Horas depois, Ciro se juntou ao irmão, chamou as pessoas presentes de “fascistas”, disse que elas deveriam “estudar história” e chegou até a xingar o ex-presidente: “O Lula não é inocente nada, o Lula é um merda”, declarou.

    Durante a campanha eleitoral de 2018 à Presidência da República, em visita a Roraima, Ciro ainda hostilizou um jornalista que o questionou sobre declarações contra brasileiros que protestavam contra imigrantes venezuelanos que moravam na rua. “Vai pra casa do (senador pelo MDB-RR) Romero Jucá, seu filho da puta”, disse o pedetista.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.