Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Campanha de Lula sonha em tirar até quatro presidenciáveis da disputa

Perspectiva foi traçada pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que, no entanto, ressaltou várias vezes que respeita as decisões dos outros partidos

Por Da Redação Atualizado em 24 Maio 2022, 12h49 - Publicado em 24 Maio 2022, 12h20

O grande sonho da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes do início oficial da campanha, em agosto, é tirar do páreo até quatro adversários do petista na corrida ao Palácio do Planalto: Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante) e Pablo Marçal (Pros).

A perspectiva foi traçada pela própria presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, após encontro dos dirigentes dos sete partidos que já estão formalmente na campanha de Lula: PT, PSB, PCdoB, PSOL, Rede, PV e Solidariedade.

Fazendo todas as ressalvas de que o PT e aliados respeitam as decisões dos demais partidos e que a campanha de Lula não faz pressão pela desistência de ninguém, Gleisi admitiu que conversa com MDB e PSD, que vai procurar o Avante e o Pros e disse que, se Ciro Gomes desistir da candidatura, o PDT será muito bem recebido na frente de esquerda.

Sobre Tebet, a dirigente petista afirmou que tem conversado com líderes do MDB que são favoráveis à aliança com Lula e que gostaria de ter o apoio do partido já no primeiro turno. “O MDB do Nordeste tem muita simpatia por Lula, mas eles têm uma candidata, que é a Simone Tebet, a gente também respeita, porque o MDB tem legitimidade. Então, a gente tem conversado, mas com respeito, esperando para ver como eles resolvem e encaminham isso da candidatura da Simone”, afirmou.

Já sobre Ciro Gomes, Gleisi negou que o partido tenha feito qualquer pressão para que o pedetista desista da candidatura e afirmou que ela sequer procurou o presidente do PDT, Carlos Lupi, para conversar. Mas afirmou que “obviamente nós gostaríamos de ter o PDT nesse campo (de esquerda)”. “Eu não sei se a candidatura do Ciro vai continuar até o fim ou não. Essa decisão cabe ao PDT e vamos respeitar. Obviamente que, se o Ciro não for candidato, vai ter uma migração de parte desses votos para a candidatura de Lula. Não tenho dúvida disso, porque é um voto que faz parte desse campo político”, afirmou. A dirigente contou que, durante o encontro, Lula afirmou que estava contente por reunir todos os partidos de esquerda em torno de sua candidatura e disse que “só falta o PDT aqui”.

Continua após a publicidade

Nanicos

Ela também disse que alguns partidos ainda não foram procurados, mas serão, para compor a aliança em torno de Lula. “Queremos conversar com o Avante, com o Pros, com outros partidos, que a gente gostaria (de dialogar), mas não teve oportunidade”, disse. O Pros tem como pré-candidato o coach Pablo Marçal, enquanto o Avante lançou o deputado federal André Janones (MG), que tem pontuado bem nas pesquisas.

Sobre MDB e PSD, Gleisi acha difícil que eles apoiem Lula já no primeiro turno, em razão das características das duas legendas, que têm perfis e interesses diferentes em cada estado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.