Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Barroso: redes sociais fizeram surgir ‘demônios’ e ‘terroristas verbais’

Em artigo, presidente do TSE diz que ‘traficantes de notícias falsas’ disseminam ódio, mentiras, teorias conspiratórias e ataques a pessoas e à democracia

Por Da Redação Atualizado em 10 jan 2022, 16h09 - Publicado em 10 jan 2022, 16h07

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse, em artigo publicado nesta segunda-feira, 10, que a revolução digital e a ascensão das mídias sociais provocaram o aparecimento de “terroristas verbais”, que colocaram em risco o processo eleitoral e a democracia.

“A revolução digital e a ascensão das mídias sociais permitiram o aparecimento de verdadeiras milícias digitais, terroristas verbais que disseminam o ódio, mentiras, teorias conspiratórias e ataques às pessoas e à democracia”.

Segundo o ministro, “alguns se apresentam como jornalistas, mas são traficantes de notícias falsas”. “Alguma coisa parece ter acontecido no mundo que, subitamente, liberou todos os demônios que viviam nas sombras”, escreveu Barroso em texto publicado pelo blog IberICONnect, da Revista Internacional de Direito Constitucional.

De acordo com Barroso, “o processo político foi dominado por discursos de ódio, campanhas de desinformação e teorias conspiratórias”. Segundo o ministro, as eleições de 2018 representaram uma mudança profunda nos padrões do processo eleitoral para o qual nem a legislação nem a jurisprudência estavam preparadas. “Nas eleições de 2020, no entanto, muitas lições já haviam sido aprendidas e o TSE se preparou para uma verdadeira guerra, em múltiplas frentes”, disse.

Continua após a publicidade

Para ele, a regulação das mídias sociais, não só para as eleições, deve procurar coibir o uso de robôs e de perfis falsos, os conteúdos ilícitos (terrorismo, abuso sexual infantil, incitação ao crime e à violência, discursos de ódio ou discriminatórios e ataques antidemocráticos, entre outros) e a divulgação de fake news.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.