Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Maquiavel

Por José Benedito da Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
A política e seus bastidores. Com Laísa Dall'Agnol, Victoria Bechara, Bruno Caniato, Valmar Hupsel Filho, Isabella Alonso Panho e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

João Santana diz que levou ‘tremendo calote’ da Venezuela

Com novo visual, publicitário falou a deputados na CPI que investiga os empréstimos do BNDES

Por Eduardo Gonçalves Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jul 2019, 14h59 - Publicado em 10 jul 2019, 09h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Não foi só o Brasil que levou um calote milionário da Venezuela. O ex-marqueteiro político de Lula e Dilma, João Santana, também. Em tom de desabafo, Santana disse nesta terça-feira na Câmara dos Deputados que levou um “tremendo” prejuízo do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), de que faz parte Nicolás Maduro e que foi fundado por Hugo Chávez. Ele falava à CPI do BNDES, que investiga justamente os empréstimos feitos pelo banco ao país vizinho.

    “Eu lamento como cidadão brasileiro esse calote que a Venezuela está dando no Brasil. Eu também recebi um tremendo calote na Venezuela. Ficou uma dívida que o partido não me pagou”, afirmou.

    Santana esteve à frente da propaganda da campanha à reeleição de Hugo Chávez, em 2012, na qual o político saiu vitorioso. Em sua delação premiada, Mônica Moura, mulher de Santana e responsável por cuidar das contas da sua empresa de publicidade, contou ao Ministério Público Federal que Maduro, na época vice de Chávez, pagou a ele 11 milhões de dólares “por fora”. Faltaram, segundo ela, nada menos que 15 milhões de dólares, que nunca foram pagos.

    Quando os deputados da CPI o questionaram sobre a campanha de Maduro de 2013, Santana pediu a palavra para fazer uma “retificação”: “Nós não fizemos a campanha de Maduro. Eu me neguei a fazer, até porque havia uma dívida muito alta e eu não tinha a segurança de que iria receber”, disse ele, contrariado.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.