Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Mãe Para Toda Obra

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Blog da jornalista Fabiana Futema traz notícias e reflexões sobre o mundo materno, primeira infância e dilemas femininos. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Pais criam grupo de trocas e economizam com livros e uniformes

Os pais que fazem doações sabem que podem não receber nada em troca

Por Fabiana Futema Atualizado em 2 jan 2018, 09h05 - Publicado em 2 jan 2018, 09h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • País deve aumentar gastos com mensalidades e material escolar
    País deve aumentar gastos com mensalidades e material escolar (Marcelo Camargo/ABr/VEJA/VEJA)

    Crianças crescem, passam de ano e acabam perdendo uniforme e material escolar. Perdiam, pois se depender de um grupo de mães do Colégio Marista Glória, localizado na zona sul de São Paulo, isso não vai mais acontecer.

    As mães criaram um grupo no Facebook que permite a troca de uniformes e livros escolares. “As crianças perdem muito uniforme. Ou porque fica pequeno ou porque não gostam e deixam de usar. As roupas ficam praticamente novas”, afirma a relações públicas Márcia Marques, criadora do grupo. “Os meus não se acostumaram com uniformes com forro, que doei quase novos. Então vou doando o que vai ficando pequeno ou sem uso.”

    Os pais que fazem doações no grupo sabem que podem não receber nada em troca. “Eu mais doei do que recebi, e tudo bem, acredito que a gente tem que fazer a roda girar, sem o objetivo imediato de receber algo em troca. Essa doação acaba voltando por meio de mais espaço que a gente ganha no armário e no sorriso de uma mãe ou pai que recebe a doação”, diz Márcia.

    Mãe de duas alunas do colégio, a advogada Elizabeth Ferreira Martire é uma das moderadoras do grupo. Para ela, mais importante que receber algum material é perceber que existe troca entre as famílias. “Até mesmo os pais que não querem receber doações colocam livros e uniformes à disposição do grupo ao final do ano letivo.”

    Continua após a publicidade

    Segundo ela, aumentou a integração entre os pais depois da criação do grupo. “Como não tem finalidade comercial, passou a ser uma rede de apoio.”

    O único trabalho dos pais que recebem doações de livros é com a restauração do material. Em alguns casos é preciso apagar anotações. “Todas as escritas são apagadas com borracha e branquinho. Se houver necessidade, dá para repor páginas faltantes xerocando dos colegas que têm material novo”, conta Elizabeth.

    A empreendedora Rachel Coelho diz que não sabe se conseguirá receber os livros que recebeu de doação. “A escola não permite a compra só do material de atividades, o que dificulta a utilização do material já utilizado por outra criança.”

    Regras

    Para que o grupo de trocas dê certo, Márcia diz que existem algumas regras. Uma delas é evitar postagens com mensagens de ‘bom dia’, por exemplo. “Porque o objetivo é outro mesmo e não queria que as pessoas saíssem por falta de foco.”

    Também não é permitido postar oferta de produtos e serviços oferecidos pelos pais.

    A entrada de funcionários do colégio no grupo também é restringida para que os pais tenham liberdade para debater sem se sentirem monitorados.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.