Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Letra de Médico

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Orientações médicas e textos de saúde assinados por profissionais de primeira linha do Brasil
Continua após publicidade

Por que casais demoram a buscar ajuda para ter filhos?

Os principais motivos são a desinformação e a negação

Por Rodrigo Rosa
16 jan 2023, 16h39
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Gravidez
    No pós-parto: diástase é marcada por um abaulamento no abdômen depois da gestação (Foto: GI/Getty Images)

    Cerca de 8 milhões de casais sofrem com infertilidade no Brasil atualmente. Mas a má notícia é outra: muitos deles demoram demais a buscar ajuda. Como a idade é uma bomba-relógio e um fator determinante para o sucesso de uma concepção, postergar a busca por ajuda especializada é um grande problema.

    Os principais motivos para os casais demorarem a buscar ajuda especializada são a desinformação e a negação.

    A infertilidade mexe muito com a autoestima, muitos casais têm esperança que no ciclo menstrual seguinte consigam a gravidez. Quando não conseguem, esperam o próximo ciclo, depois o próximo…

    Muitas vezes, esses casais também são mal orientados por ginecologistas ou urologistas gerais, que não fazem os exames básicos ou dão falsas informações de que “está tudo bem, é só ansiedade” ou então que “é uma questão de tempo”, ou pior que “podem esperar até 40 anos para engravidar”. As dicas de pessoas leigas também acabam atrapalhando e atrasando a busca pela ajuda médica especializada.

    É interessante pontuar que, em muitos casos, os casais também têm medo do diagnóstico. Para eles, é assustador ouvir do médico que eles têm dificuldade para engravidar e vão precisar de ajuda. Isso faz com que muitos fujam das clínicas de reprodução assistida, justamente porque têm uma dificuldade de aceitação do diagnóstico.

    Continua após a publicidade

    Orientamos procurar um médico especialista quando o casal está tentando engravidar sem sucesso há um ano. Em mulheres acima dos 35 anos, o recomendado é buscar ajuda médica após seis meses de tentativa sem sucesso.

    Isso porque a idade da mulher é o principal fator prognóstico de gravidez. O tempo é implacável não só na quantidade de óvulos, mas também na qualidade deles. Essa queda da fertilidade acontece a partir dos 30 anos, mas a partir dos 35 anos é uma queda muito mais acentuada, sendo que a incidência de infertilidade conjugal acomete um em cada sete casais com faixa etária por volta dos 35 anos. E passa a ser de um a cada dois casais aos 41 anos de idade. Então realmente é uma incidência que sobe exponencialmente a partir dos 35 anos.

    Lidar com a multiplicidade de decisões médicas e as incertezas que a infertilidade traz pode criar uma grande agitação emocional para a maioria dos casais. Mas a orientação especializada consegue minimizar esses impactos, dando espaço à esperança, com o tratamento, e à felicidade, com a concepção – quando ela é conquistada.

    Dr. Rodrigo Rosa
    (./Divulgação)
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.