Veja este subtítulo de um blog do Estadão:
O anúncio do software do governo que supostamente vai mapear a ocorrência de crimes de ódio na internet já sai na imprensa com uma propaganda governista em destaque, em favor da ofensora inicial Maria do Rosário (PT-RS) e obviamente contra Jair Bolsonaro (PP-RJ), que reagiu a ela. (Veja post anterior.)
De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), um rapaz postou foto em uma rede social “ameaçando a deputada Maria do Rosário de estupro”. Que rapaz? Qual é o nome dele? Foto de quê? Em qual rede? Cadê o print? Não tem!
Ou seja: basta a ministra da SDH, Ideli Salvatti, vitimizar uma petista com um suposto crime associado à fala de um adversário político que os jornalistas da Agência Brasil aceitam o exemplo sem cobrar as devidas provas. Ideli saiu do Ministério da Pesca para pescar adversários do PT navegando nas redes. A imprensa inteira vai cair no jogo?
“Mais dois casos”, segundo a matéria, “tratam de um site nazista e outro que prega a violência contra mulheres.” Nazista é como os militantes virtuais do PT (os “MAVs”) chamam os críticos do partido. Violência contra mulheres foi um dos alvos da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff. Tudo isso é propaganda para mostrar como o governo é bonzinho (e só quer controlar a internet para o nosso bem, é claro).
Ou você acha que a SDH citaria crimes de ódio contra Jair Bolsonaro, Aécio Neves, Olavo de Carvalho (que Jandira Feghali chamou de “fascista”) e colunistas da VEJA? Na dúvida, ofereço para análise alguns prints dos xingamentos e ameaças que recebo diariamente.
Ideli ainda vai “documentar, avaliar os três casos” e “dar os encaminhamentos cabíveis, no sentido de tirar do ar, encaminhar para inquérito da Polícia Federal ou para providências do Ministério Público Federal” – não duvido que sem exibi-los à imprensa -, mas eu mostro os meus:
Pois é. Chega de ódio. Vou aguardar sentadinho Ideli encaminhar esses meus casos à Polícia Federal, quem sabe junto aos e-mails que avisavam Dilma e Graça Foster do Petrolão.
Felipe Moura Brasil ⎯ https://www.veja.com/felipemourabrasil
Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.