No último final de semana, o tradicional circuito de Silverstone, na Inglaterra, foi vertido em uma espécie de set de filmagem ultra-realista. Além dos 20 pilotos que compõem o grid da Fórmula 1, e que disputaram o GP da Inglaterra no domingo, a pista também recebeu os atores Brad Pitt e Damson Idris, que viverão uma dupla de pilotos no filme que marca a próxima incursão de Hollywood no automobilismo. Essa foi a primeira vez que a equipe do longa usou a estrutura de corridas reais para gravar imagens, mas não será a última — e o processo todo exige uma preparação monumental.
Com consultoria e produção do heptacampeão Lewis Hamilton, o longa, inicialmente batizado de Apex, caminha para uma abordagem realista do esporte. Para que as imagens e ações nas pistas saltem aos olhos como fidedignas, criou-se uma garagem especial para a equipe fictícia APXGP, que funciona como a “11ª equipe” do grid. Com foto e nome dos personagens, a garagem cinematográfica foi montada dentro do paddock, entre o box da Ferrari e da Mercedes.
Para as filmagens, dois carros da F2 foram adaptados para que se pareçam exemplares legítimos da F1. Os modelos, inclusive, foram alinhados na pista antes da volta de apresentação da corrida real, com dublês no volante — um deles chegou a percorrer alguns metros logo atrás dos pilotos para gravar as imagens, deixando a pista logo em seguida.
Brad Pitt também teve sua experiência no cockpit. No sábado, depois do treino de classificação para a corrida, o ator deu algumas voltas com o carro adaptado. “Não sei se podemos chamar minha volta de boa. Foi meio que uma volta de aquecimento. Dei alguns passeios não intencionais pela grama, mas foi muito legal”, disse ele em entrevista ao Sky Sports.
Para chegar a esse ponto, no entanto, ele enfrentou um treinamento extensivo viabilizado por Toto Wolff, chefe da Mercedes. “Mandamos Brad [Pitt] para uma escola de pilotagem na França. Ele passou pelos carros de Fórmula, percorreu todo o caminho desde a F4. Isso é importante”, disse o austríaco durante a coletiva de imprensa do GP da Inglaterra. Quem também participou do processo foi Lewis Hamilton. “Nós passamos um dia juntos em uma pista em Los Angeles e ele pilotou. Para alguém que nunca competiu, ele tem uma visão aguçada”, elogiou o piloto.
Dirigido por Joseph Kosinski, de Top Gun: Maverick, o longa deve abusar dos efeitos práticos. Para isso, o carro adaptado da APXGP foi equipado com 15 câmeras, e micro-câmeras devem ser instaladas nos carros reais da F1, para auxiliar na captação de imagens. Além das imagens filmadas na pista, a equipe deve estar presente em mais seis GPs nesta temporada, filmando novas cenas.
Até agora, Pitt apareceu ao lado dos pilotos usando um macacão personalizado para o seu personagem, e foi filmado transitando pelo paddock. Ele também participou da reunião de briefing na sexta-feira, explicando o processo de gravação. Nas imagens promocionais, alguns pilotos reais aparecem ao lado de Pitt, gerando curiosidade em relação a possíveis pontas no longa.
Ainda sem data de estreia definida, a trama contará a história do piloto aposentado Sonny Hayes (Brad Pitt), que volta às pistas como mentor do jovem prodígio Joshua Pearce (Damson Idris). Os dois fazem parte da APXGP, equipe decadente que está em último no campeonato, e luta para pontuar na competição.