Há pouco mais de um mês em cartaz, Divertida Mente 2 continua implacável no topo dos filmes mais vistos no Brasil. Na semana passada, bateu um recorde impressionante: visto por mais de 20 milhões de espectadores, a animação da Pixar ultrapassou 400 milhões de reais em bilheteria, número que a torna o filme mais rentável da história do país. No mundo, a produção chegou a 1,447 bilhão de dólares – e, ao que tudo indica, deve passar Frozen 2 e se tornar a animação de maior bilheteria no globo.
Apesar do sucesso mundial, chama a atenção o fato de o filme ir tão bem no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, o longa já não lidera as bilheterias há algumas semanas, derrubado por Meu Malvado Favorito 4 e por Twisters, ambos também em cartaz por aqui. A explicação para tamanho sucesso pode ser especulada listando diversos fatores. A qualidade do filme, claro, é um chamariz e tanto, assim como o período de férias escolares, que atrai famílias às salas. Mas um detalhe peculiar parece ser o principal atrativo para os brasileiros: a protagonista do filme, a Ansiedade. Em um ranking de 2023 feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil foi apontado como o país que mais sofre de ansiedade no planeta.
Segundo a pesquisa, 9,3% dos brasileiros sofrem de ansiedade patológica. Em segundo lugar apareceu o Paraguai (7,6%), Noruega (7,4%), Nova Zelândia (7,3%) e Austrália (7%). Outro estudo, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), afirmou ainda que mais de 300 milhões de pessoas no mundo são ansiosas. Pelo jeito, Divertida Mente 2 mostrou aos brasileiros que eles não estão sozinhos.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial