Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

O charme sensível do galã irlandês Paul Mescal, de ‘Aftersun’

Protagonista do aclamado filme, o ator conquistou o público com seu jeitão alternativo e o gosto por personagens emocionalmente complexos

Por Marcelo Canquerino Atualizado em 4 jun 2024, 11h04 - Publicado em 15 jan 2023, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O irlandês Paul Mescal descreve a própria adolescência como “anos de pesadelo”. As ansiedades da puberdade o perturbavam na época da escola, e um detalhe em particular o incomodava: ele não gostava das mãos por serem grandes demais, desproporcionais ao corpo. As inseguranças só desapareceram quando pisou no palco em uma montagem de O Fantasma da Ópera, aos 16 anos. Foi naquele momento que se sentiu livre e confortável com a própria masculinidade — algo que influenciaria suas escolhas na carreira de ator. De pele pálida, cabelos escuros e olhos azuis de menino desamparado, Paul Mescal alcançou hoje um posto curioso: é o galã sensível que faz sucesso em produções que buscam desvendar a complexidade dos sentimentos humanos.

    Box O Fantasma da Ópera

    Em seu trabalho mais recente, o longa Aftersun, disponível na Mubi e em cartaz nos cinemas, o ator de 26 anos dá vazão aos tormentos de Calum, um jovem pai de 30 anos que decide passar as férias na Turquia ao lado da filha pré-adolescente. Como quem monta um quebra-cabeças, entre vídeos caseiros e memórias nebulosas, a menina já adulta tenta entender as agruras psicológicas pelas quais o pai passava na época e que o levaram à depressão. Calum reflete um tipo de papel muito específico pelo qual Paul Mescal procura desde que explodiu com a série Normal People, em 2020: os personagens emocionalmente profundos. Além das cenas quentes que protagonizou ao lado de Daisy Edgar-Jones, seu par romântico na produção, o ator também explorou assuntos delicados, como saúde mental, na pele do machão de alma delicada Connell. O esforço foi recompensado com uma indicação ao Emmy e a vitória no Bafta, o “Oscar britânico” — além de render perseguições de paparazzi que o fizeram abandonar as redes sociais. Discreto na vida pessoal, o artista está noivo da cantora americana Phoebe Bridges, mas a relação dos dois é cercada de rumores de crise — especialmente após ele ter sido visto com a pantera Angelina Jolie, 21 anos mais velha.

    Normal People

    O jeitão hipster — palavra que designa certo estrato da juventude que cultua um padrão de vida alternativo — vai além da aparência. Entusiasta do cinema independente, Mescal prefere evitar as superproduções em prol de filmes menores que oferecem bons personagens e oportunidades para trabalhar com cineastas que ele admira. Sua mãe, que trabalha na polícia da Irlanda, e seu pai, professor primário, apoiaram desde sempre a decisão do filho de desistir da carreira no futebol gaélico após uma lesão para se dedicar à atuação.

    Continua após a publicidade

    Na lista de projetos futuros, o drama gay The History of Sound é o que mais chama a atenção. O filme será um romance proibido entre dois soldados durante a I Guerra, em que Mescal contracenará com Josh O’Connor, outro galã esquisitinho (mais conhecido por viver o príncipe Charles de The Crown). Cotado ao Oscar graças a Aftersun, ele agora é cobiçado por Hollywood — e pelas fãs que aumentam a cada dia. Haja emoção.

    Publicado em VEJA de 18 de janeiro de 2023, edição nº 2824

    CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

    A surpreendente homenagem de Cate Blanchett à brasileira Clarice LispectorA surpreendente homenagem de Cate Blanchett à brasileira Clarice Lispector
    Box O Fantasma da Ópera
    A surpreendente homenagem de Cate Blanchett à brasileira Clarice LispectorA surpreendente homenagem de Cate Blanchett à brasileira Clarice Lispector
    Normal People
    logo-veja-amazon-loja

    *A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.