Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

‘Alien: Romulus’: o homem que deu um banho de loja na franquia clássica

O veterano Ridley Scott confiou sequência ao diretor uruguaio Fede Alvarez — decisão sábia que leva mais pavor à tela

Por Thiago Gelli Atualizado em 16 ago 2024, 11h57 - Publicado em 16 ago 2024, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ponto de partida de Alien: Romulus faz jus ao que se espera de mais um capítulo — o nono — da longeva franquia do horror lançada por Ridley Scott em 1979. Uma astronauta tenta fugir de uma ameaça letal, assalta uma nave e tenta zarpar para outro canto de uma estação espacial — mas, na cabine de comando, não tarda a cair no chão, contorcendo-se. Seus ossos se fraturam e o peito incha, não deixando dúvida: um bebê alienígena está prestes a irromper de seu tórax — o que rende mais uma daquelas clássicas cenas que fazem a delícia dos fãs. Só que há atrativos adicionais capazes de redobrar o deleite do público. Até para os padrões da saga, impressiona a abundância de sangue e de tripas que enchem a tela com grafismo, vá lá, virtuoso. Feito de modo artesanal e à moda antiga, com o uso de bonecos animatrônicos em vez de efeitos de computador, o próprio E.T. revela-se mais palpável. Eis os toques espertos que indicam a presença de uma nova criatura na espaçonave de Alien: o diretor uruguaio Fede Alvarez.

    Alien, o Oitavo Passageiro [Blu-Ray]

    Enquanto outras franquias pop do terror se esgotam e viram piadas de si mesmas, Alien manteve a dignidade graças aos cuidados de Ridley Scott. O criador voltou a assumir seu leme pessoalmente em Prometheus, de 2012, e em Covenant, de 2017. Desta vez, topou se resguardar ao papel de produtor e abrir alas ao uruguaio — não só por considerar que Alvarez tinha a experiência necessária para não ser moído pela engrenagem de uma superprodução, mas por certas credenciais específicas. Aos 46 anos e com os afiados O Homem das Trevas 1 e 2 no currículo, Alvarez vem se notabilizando como reinventor de franquias do terror que precisavam de uma recauchutagem, como O Massacre da Serra Elétrica e A Morte do Demônio — longa pelo qual conquistou, em 2013, o recorde de maior quantidade de sangue falso já utilizada num filme.

    Alien: A História Ilustrada – Walter Simonson e Archie Goodwin

    TERROR FAROFA - Alvarez: craque em rejuvenescer velhas franquias
    TERROR FAROFA - Alvarez: craque em rejuvenescer velhas franquias (20th Century Studios/.)
    Continua após a publicidade

    Alien: Covenant [Blu-ray]

    Artífice do “terror farofa” cultuado pela geração Z, Alvarez dirige pensando na diversão, e não em elementos profundos. Ele reconhece os debates filosóficos em torno do ser nascido há 45 anos com Alien, o Oitavo Passageiro. “É verdade que ele carrega símbolos da agressão masculina”, disse a VEJA. Mas esclarece ser “um cara da baixa cultura” sem remorsos. Sua meta era trazer a franquia — que já teve diretores do calibre, de James Cameron e David Fincher — de volta às raízes. Recrutou atores jovens (como a protagonista Cailee Spaeny, 26 anos), a equipe de efeitos dos anos 1980 e advogou em prol de animatrônicos. Como resultado, Romulus traz sequências mais apavorantes que as últimas encarnações de Alien. O novo passageiro não é só craque: é um verdadeiro carrasco uruguaio.

    Publicado em VEJA de 16 de agosto de 2024, edição nº 2906

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.