A ligação de ‘Emilia Pérez’ com o Oscar perdido por Fernanda Montenegro
Filme é o principal concorrente do brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ na premiação deste ano

Com treze indicações ao Oscar, o filme Emilia Pérez é a grande aposta deste ano da Netflix – plataforma que distribui a produção lá nos Estados Unidos –, e principal concorrente do brasileiro Ainda Estou Aqui na premiação. Por trás do marketing de divulgação do musical e de sua corrida pela estatueta, um nome chamou a atenção dos brasileiros: a estrategista responsável por promover Emilia Pérez é a americana Lisa Taback, que também esteve envolvida na divulgação de Shakespeare Apaixonado — a produção levou, em 1999, sete categorias do Oscar, entre elas de melhor filme e melhor atriz, para Gwyneth Paltrow. Sim, este foi o infame Oscar no qual Gwyneth ganhou no lugar de Fernanda Montenegro, que concorria por Central do Brasil – e também desbancou a então favorita ao prêmio, Cate Blanchett, por Elizabeth.
Com trinta anos de mercado, Lisa é peso pesado entre os profissionais especializados em táticas de guerra em tempos de premiações. Ela trabalha na Netflix desde 2018 sob o cargo de Vice President, Talent Relations & Awards. Antes, passou duas décadas na Miramax, empresa de ninguém menos que Bob e Harvey Weinstein. Desse período, Lisa atuou nas campanhas de outros títulos vencedores do Oscar, como O Paciente Inglês e Chicago. Ao deixar a Miramax, trabalhou como consultora para outros grandes estúdios e também filmes independentes, entre eles dois outros que saíram do Oscar com a principal estatueta da noite, Spotlight e Moonlight.
Lisa fechou seus perfis nas redes sociais desde que caiu na boca do povo nesta quarta-feira, 29, quando Karla Sofía Gascón, protagonista de Emilia Pérez, fez um comentário infeliz sobre Fernanda Torres.