Uma piada feita pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, no churrasco de última hora organizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira, ainda circula nas rodinhas petistas. O alvo da tirada, segundo relatos feitos à coluna por quem participou do encontro, foi o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Enquanto os ministros se revezavam em palpites sobre o que aconteceria com a medida provisória que reformula a Esplanada dos Ministérios, Dino disse que o colega lhe arrumou uma bela encrenca ao negociar com o Congresso o novo formato do texto.
“Eu enfrentei o Padilha lá na UNE e agora ele vem aqui querer se vingar”, disse Dino, ainda segundo os relatos, referindo-se ao fato de ter disputado lá atrás com o colega eleições na União Nacional dos Estudantes. “Ele deu um jeito de passar pra mim a demarcação de terras indígenas. Mui amigo esse aí”, riu.
Apesar da piada, todos os presentes lamentaram a confusão em torno desse assunto. Quando o convite para o churrasco foi disparado, muitos ministros já haviam deixado Brasília. Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, e Marina Silva, do Meio Ambiente, que tiveram suas pastas desidratadas, não foram ao Alvorada.