Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

Augusto Nunes

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Com palavras e imagens, esta página tenta apressar a chegada do futuro que o Brasil espera deitado em berço esplêndido. E lembrar aos sem-memória o que não pode ser esquecido. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Uma história e muitas lições

O artigo do argelino Lakhdar Boumediene, publicado pelo Estadão e reproduzido pela seção Feira Livre, contém lições bastante caras aos que lutam para que o mundo se distancie da era das cavernas. O relato de Boumediene reafirma, por exemplo, que agressões ao Estado de Direito cometidas por um governo democraticamente eleito reduzem perigosamente o abismo […]

Por Augusto Nunes Atualizado em 31 jul 2020, 09h45 - Publicado em 14 jan 2012, 20h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O artigo do argelino Lakhdar Boumediene, publicado pelo Estadão e reproduzido pela seção Feira Livre, contém lições bastante caras aos que lutam para que o mundo se distancie da era das cavernas. O relato de Boumediene reafirma, por exemplo, que agressões ao Estado de Direito cometidas por um governo democraticamente eleito reduzem perigosamente o abismo que deveria separá-lo dos regimes ditatoriais. Também ensina que um Poder Judiciário independente e corajoso consegue neutralizar avanços liberticidas ensaiados pelos mais arrogantes presidentes.

    A história do prisioneiro de Guantánamo demonstra, sobretudo, que erros cometidos por inquilinos da Casa Branca são corrigidos por instituições permanentes, cuja solidez garante a excelente saúde exibida há mais de 200 anos pela democracia americana. Caso o STF seguisse o exemplo da Corte Suprema dos Estados Unidos, os brasileiros decentes se sentiriam bem menos intranquilos.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.